BM11 - InterMETAL

25 LASER rial proporciona novas descobertas no desenvolvimento e compreensão do processo. Assim, as correlações entre os parâmetros do laser e os resulta- dos da soldadura podem não só ser determinados depois do processo em teste destrutivo, mas tambémos poros, por exemplo, podem ser detetados mesmo enquanto se estão a formar. Esta é uma grande ajuda para os uti- lizadores, especialmente na fase de determinação de parâmetros do pro- cesso e desenho dos produtos. Mas o laser não é apenas utilizado na tecnologia de união. O professor AchimKampker, fundador e diretor da Cátedra de Engenharia de Produção de Componentes de Mobilidade Elétrica (PEM) da Universidade RWTH de Aachen, descreveu o importante papel desta particular ferramenta ope- rativa na produção. O seu trabalho centra-se na integração da engenharia de produção e de processos, e exa- mina os processos de fabrico desde a perspetiva do utilizador. Tendo em conta as previsões atuais, segundo as quais cerca de 60% de todos os veículos estarão equipa- dos com e-drives em 2030 (com 120 milhões de novas matriculações de veículos), a indústria necessita agora de otimizar os processos e reduzir de forma considerável os custos, expli- cou Kampker. “Os impulsionadores dos custos são, principalmente, os componentes chave: a bateria e o motopropulsor representammais de 50% dos custos totais”, afirmou. “Mas também na pilha de combustível é necessário baixar cerca de um terço dos custos atuais, que continuam a Contactos de ouro num componente metálico, realizados com processos de impressão a laser. Foto: Fraunhofer ILT. Medidor de tensão de fabrico aditivo num componente metálico, mediante processos de impressão e laser (incluindo a telemetria sem fios das tecnologias i4M). Foto: Fraunhofer ILT, Aachen. Faixas condutoras de calor tratadas com laser e impressas em tapetes de fibra de vidro, antes do seu processamento posterior num componente de FRP. Foto: Fraunhofer ILT.

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