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24 LASER Laser assume papel crucial na mobilidade elétrica O III Simpósio Laser sobre mobilidade elétrica LSE, realizado no início do ano pelo Instituto Fraunhofer de Tecnologia Laser (ILT), revelou as principais megatendências na eletrificação. O evento online, assistido por cerca de 60 interessados, mostrou como os processos baseados em laser estão a conquistar cada vez mais áreas na produção de automóveis elétricos, desde o corte, à soldadura, limpeza e revestimento até à secagem e à estruturação. Mas não só. O laser também está a ser aplicado na aprendizagem automática, na medição em tempo real, na automatização de toda a cadeia de processos e no fabrico de baterias em grande escala. 2020 foi um ano crucial para os fabri- cantes de automóveis: a pandemia de Covid-19 parou a produção de veícu- los commotor de combustão interna, enquanto amobilidade elétrica ganhou velocidade. Durante o III Simpósio Laser sobre mobilidade elétrica LSE, o pro- fessor Arnold Gillner, diretor da área de ablação e união do Fraunhofer ILT (Aachen, Alemanha) afirmou: “Se que- remos evitar omesmo destino que teve a fotovoltaica, não podemos perder o comboio”, referindo-se ao facto de as empresas asiáticas terem assumido um papel preponderante na energia fotovoltaica a nível mundial. PROCESSOS DE FABRICO DO PONTO DE VISTA DO UTILIZADOR A investigação e a indústria já estão a trabalhar na produção em série dos componentes mais importantes. Neste evento virtual, Marc Hummel, investigador associado da Cátedra de Tecnologia Laser LLT da Universidade RWTH de Aachen, falou sobre a apai- xonante interação entre os centros de investigação: “Em conjunto com os especialistas do Sincrotão Alemão de Eletrões (DESY), de Hamburgo, esta- mos a investigar como se pode utilizar a radiação sincotrónica para visualizar e, portanto, analisar a dinâmica do banho de fusão e o desenvolvimento dos tubos de vapor durante a solda- dura por laser”. Um conhecimento aprofundado da soldadura por raio laser é um pré-re- quisito para aplicar com sucesso esta técnica de união, em especial no caso de componentes termicamente sen- síveis, como as células das baterias. Marc Hummel ofereceu uma visão da soldadura no sentido mais rigoroso da palavra, comas suas observações sobre as investigações realizadas no DESY. A visualização de tubos de vapor nomate- Arnold Gillner, diretor da área de ablação e união do Fraunhofer ILT, alertou para a necessidade de a Europa apressar o passo na eletrificação, evitando o mesmo destino que teve a fotovoltaica. Foto: Fraunhofer ILT, Aachen.

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