Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Agência Europeia do Ambiente alerta para o ritmo insuficiente da redução das emissões na produção de ferro e aço

Indústria siderúrgica europeia precisa de acelerar a descarbonização

21/10/2026

A redução das emissões na produção de ferro e aço continua a avançar lentamente na Europa, apesar dos progressos ambientais alcançados pela indústria nos últimos 15 anos. A conclusão consta de um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA), que defende um reforço do investimento, das infraestruturas e das políticas industriais para conciliar a competitividade com a transição climática.

O documento, intitulado ‘Europe’s industrial transformation – from environmental progress to clean competitiveness’, analisa os desafios da transformação dos principais setores industriais europeus. Segundo a agência, embora as emissões de poluentes industriais e de gases com efeito de estufa tenham diminuído, a redução das emissões por tonelada de produto na produção de cimento, ferro e aço tem sido moderada desde 2010.

A AEA considera que a próxima fase da transição exige a aplicação de tecnologias de transformação em larga escala. O principal obstáculo já não reside apenas na disponibilidade tecnológica, mas também nas condições necessárias para implementar as soluções existentes a um ritmo mais rápido.

Imagen

Investimento e energia condicionam a transição

Entre os desafios identificados está a necessidade de colmatar um défice anual de financiamento estimado entre 30 mil milhões e 60 mil milhões de euros até 2030, destinado à transformação industrial. Para mobilizar os recursos necessários, o relatório aponta a importância de atrair capital privado e de criar um enquadramento político que proporcione maior previsibilidade aos investimentos.

A expansão das infraestruturas constitui outro fator determinante, nomeadamente no fornecimento de eletricidade e hidrogénio e no desenvolvimento das tecnologias de captura e armazenamento de carbono. A agência identifica ainda dificuldades no acesso aos materiais necessários à transição e lacunas nas competências técnicas disponíveis na União Europeia (UE).

O acesso a eletricidade renovável a custos reduzidos é igualmente apontado como uma prioridade. A eletrificação dos processos industriais poderá contribuir para reforçar a segurança energética e melhorar a competitividade das empresas, embora os custos iniciais da transformação continuem a representar um desafio.

Política industrial para conciliar clima e competitividade

O relatório defende uma política industrial integrada que articule os objetivos climáticos e ambientais com o reforço da competitividade europeia. Esta abordagem deverá combinar medidas de proteção das empresas durante a transição, incentivos ao investimento e à criação de mercados para soluções mais limpas, bem como uma transformação dos modelos industriais e das cadeias de valor.

A Agência Europeia do Ambiente alerta que regras ambientais mais exigentes ou um preço do carbono mais elevado poderão não ser suficientes, por si só, para assegurar esta mudança. Vai ser também necessário desenvolver infraestruturas, garantir o acesso a energia e materiais e reforçar as competências técnicas.

A longo prazo, uma indústria com menores emissões e utilização mais eficiente dos recursos poderá constituir uma vantagem competitiva para a Europa. Para concretizar esse potencial, a agência considera essencial acelerar a aplicação das tecnologias disponíveis e criar condições para uma transformação industrial em larga escala.

REVISTAS

Norelem Ibérica, S.L.Walter Tools Ibérica, S.A.U.Induglobal, Unipessoal Lda

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    19/10/2026

  • Newsletter InterMetal

    05/10/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial