A Mitsubishi Materials apresenta duas novidades na sua gama de metal duro de alta qualidade. Trata-se da nova série de ferramentas de torneamento XB e da nova gama de brocas de cabeça intercambiável DXAS.
A XB é uma série de ferramentas de torneamento com pastilhas intercambiáveis de alto desempenho desenvolvida pela Mitsubishi Materials para a maquinagem de peças pequenas. Projetada com uma pastilha intercambiável, a série XB é uma solução pioneira projetada para oferecer versatilidade, precisão e produtividade numa ampla gama de operações de maquinagem. Incorpora um sistema de fixação seguro de seis superfícies de apoio de alta rigidez, garantindo uma fixação e estabilidade ideais, reduzindo significativamente a vibração e o ruído, mesmo em condições de maquinagem exigentes.
Concebida para minimizar as mudanças de ferramentas e maximizar o desempenho, a série XB é a escolha ideal para fabricantes que procuram eficiência sem compromissos. Com arestas de corte de alta qualidade e excelente afiação, dispõe de uma gama completa de ferramentas para uma grande variedade de aplicações. Isto torna a série XB particularmente indicada para a maquinagem de peças pequenas, bem como para as indústrias aeroespacial, aeronáutica, automóvel e de maquinagem geral. Estabelece novos padrões em termos de versatilidade e exterior, ranhura, chanfradura, rosqueamento e chanfragem.
A série XB oferece uma solução de suporte único para múltiplas aplicações. O design integrado de refrigeração interna, disponível tanto em porta-ferramentas de aço como de metal duro, garante uma remoção eficiente de aparas e uma excelente refrigeração, o que contribui significativamente para prolongar a vida útil da ferramenta. Esta função não só melhora a estabilidade da maquinagem, mas também promove um desempenho sem rebarbas, especialmente em operações de maquinagem interna. Além disso, demonstra um aumento notável na produtividade. Ao substituir a rosca convencional pela rosca com pastilha XB, os utilizadores podem esperar um aumento de até 76% nos componentes maquinados, além de uma redução no desperdício de material e tempos de ciclo mais curtos. Compatível com suportes com bucha SLV, a ferramenta também suporta o fornecimento de refrigerante a alta pressão, o que melhora ainda mais a fiabilidade do funcionamento. O refrigerante de alta pressão também garante a remoção de aparas, especialmente em termos de fiabilidade.
Por outro lado, as novas brocas DXAS da Mitsubishi Materials revolucionaram o sistema de troca de cabeça. Com elas, é possível obter uma redução drástica dos custos de funcionamento graças a um novo nível de precisão e eficiência na maquinagem comparável ao das brocas integrais de metal duro.
Sistema de fixação resistente e preciso
O sistema de fixação com dois parafusos elimina a deformação do suporte e permite uma fixação de alta resistência da cabeça ao corpo da broca, reduzindo a probabilidade de afrouxamento. Esta força adicional oferece maior fiabilidade, mesmo em ambientes de maquinagem com altas tensões. A resistência adicional é um avanço em relação aos tipos convencionais, mas só é útil se os furos realizados puderem manter a precisão da tolerância posicional e diametral. Por esse motivo, o design DXAS incorpora uma característica de centragem perfeita que minimiza qualquer desalinhamento dos eixos centrais da cabeça e do suporte após a fixação. Esta centragem permite obter furos com uma precisão comparável à de uma broca integral. Durante o desenvolvimento, rapidamente se estabeleceu que a excelente cilindricidade de 0,05 mm nos furos perfurados estabelecia um ponto de referência elevado.
Novos canais de refrigeração interna
Os canais de refrigeração interna de cada hélice foram redesenhados e posicionados para que o refrigerante seja expelido diretamente sobre o gume de corte. Isto oferece as vantagens adicionais de uma refrigeração mais eficiente, uma melhor evacuação de aparas e uma maior vida útil da ferramenta.
Margem XR mais estreita
A geometria da ponta XR ondula as aparas de forma eficaz e permite uma excelente separação e fluxo das mesmas, evitando que as hélices fiquem obstruídas. O design de baixa resistência proporciona uma maquinagem muito eficiente e reduz o consumo de energia.
Qualidade de revestimento DP6020 com excelente dureza e resistência ao calor
Ao adicionar Si, a dureza do revestimento e a temperatura na qual a oxidação começa a ocorrer aumentaram consideravelmente. Esta estrutura de revestimento multicamada também melhora a resistência ao desgaste durante o corte, mesmo durante a maquinagem de alta velocidade e alto avanço.
As brocas DXAS são ideais para maquinagem de aço macio, carbono e ligado, bem como fundição. Estão disponíveis de Ø18 mm a Ø30 mm em comprimentos adequados para profundidades de corte de 1,5 x D a 8 x D.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa