O desafio era ambicioso: otimizar o design e o processo de fabrico dos quadros para bicicletas elétricas, integrando múltiplos elementos num único componente. O INEGI pôs mãos à obra e apostou na fundição de alumínio para criar uma nova geração de quadros de bicicletas elétricas e reduzir o tempo de produção.
"A procura crescente por bicicletas elétricas tem impulsionado a inovação tecnológica no setor, mas a integração de motores e baterias de grandes dimensões continua a representar um desafio para o design e para o processo de fabrico do quadro”, explica Filipe Monteiro, responsável pelo projeto no INEGI.
A solução desenvolvida pelo INEGI dá resposta aos desafios do setor: permite reduzir o número de operações no processo de fabrico necessárias - como soldadura, extrusão e forjamento - através da integração de múltiplos elementos num único componente fundido, nomeadamente o tubo da direção, o tubo inferior, o tubo do selim e o suporte do motor.
O recurso a impressão 3D para a produção das moldações protótipo também traz ganhos: permite desenvolver moldes e machos em areia com elevada complexidade geométrica, eliminando os custos e prazos associados à produção convencional de ferramentas.
"Os resultados obtidos demonstram o potencial da conjugação entre a fundição de alumínio, o fabrico aditivo e a simulação numérica para acelerar o desenvolvimento de novos produtos, tornando viável a produção expedita de protótipos e o teste de conceitos inovadores”, refere Filipe Monteiro.
Todo este trabalho foi desenvolvido no âmbito da Agenda Mobilizadora para a Inovação Empresarial do Setor das Duas Rodas (AM2R).
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa