Tecnologia de canais quentes para a indústria automóvel
Na K 2025, a Oerlikon HRSflow apresentou dois desenvolvimentos inovadores para a indústria automóvel: a nova tecnologia Glow HRS, com patente pendente, e soluções avançadas para a retroinjeção de filmes com baixa tensão na produção de peças de grandes dimensões com superfícies de alta qualidade, reduzindo de forma significativa os custos de pós-processamento.
Tecnologia Glow HRS com patente pendente: uma solução compacta para peças de alta qualidade com injeção direta, sem formação de halos. Foto: Oerlikon HRSflow
A nova tecnologia Glow HRS da Oerlikon HRSflow é uma solução compacta para moldação por injeção direta de peças de elevada qualidade, que evita a formação de halos e assegura uma estética superior da superfície.
O controlo preciso da temperatura da superfície reduz ao mínimo a necessidade de retrabalhos após a moldação e diminui o consumo energético, contribuindo para um processo mais sustentável. Fácil de instalar e sem impacto no tempo de ciclo, a tecnologia Glow HRS garante uma produtividade elevada e consistente.
Desde capots e portas traseiras a tejadilhos e painéis inteligentes, o sistema adapta-se facilmente a uma ampla variedade de aplicações automóveis. Para apoiar ainda mais os clientes, a Oerlikon HRSflow disponibiliza o seu Laboratório de Testes de I&D, permitindo testar a tecnologia mesmo com os polímeros mais exigentes.
Usando como exemplo uma cava de roda automóvel, a Oerlikon HRSflow demonstrou a produção de peças sem necessidade de pintura, utilizando a tecnologia de válvula de agulha servo-controlada FlexFlow HRS no stand da Haitian International na K 2025.
O sistema elétrico inclui três pontos de injeção da série Ma e está integrado num molde Inevo reverse com inserto de vácuo. Assim, o FlexFlow HRS permitiu uma retroinjeção precisa e de baixa tensão de PP reciclável sobre um filme decorativo de PP fornecido pelo DNP Group, colocado diretamente no molde.
O resultado é uma superfície totalmente decorada e impecável, eliminando operações posteriores como transferência, pintura ou recorte. As peças saem do molde prontas para montagem, enquanto a sua estrutura monomaterial garante uma reciclagem fácil, sem retrabalhos adicionais. Além disso, apresentam elevada resistência a riscos, garantindo durabilidade a longo prazo. A simples troca dos filmes decorativos possibilita alterações rápidas, flexíveis e eficientes em termos de recursos, reduzindo desperdícios.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa