O projeto Herfuse mobiliza 40 milhões de euros e aposta em materiais compósitos avançados e soluções sustentáveis para a aviação regional.
O ISQ (Instituto de Soldadura e Qualidade) reforça o seu papel na investigação aplicada à aviação sustentável ao integrar o projeto europeu Herfuse, uma iniciativa de 40 milhões de euros que pretende desenvolver fuselagens e empenagens inovadoras para as futuras aeronaves regionais híbrido-elétricas (HER).
Trata-se de um projeto de vanguarda tecnológica que visa dar um passo decisivo rumo à redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e à descarbonização do transporte aéreo, em linha com os objetivos da Strategic Research and Innovation Agenda (SRIA) do programa europeu Clean Aviation.
O Herfuse aposta na revolução do design estrutural das aeronaves, através da exploração de materiais compósitos avançados, processos de fabrico mais eficientes e estruturas otimizadas para integrar sistemas elétricos e de propulsão híbrida.
O projeto procura responder aos grandes desafios do setor, nomeadamente a redução de peso, o aumento da eficiência aerodinâmica, a durabilidade e a integração de energia limpa, incluindo tecnologias baseadas em baterias, células de combustível e hidrogénio líquido.
No âmbito do consórcio, o ISQ será responsável pela caracterização mecânica dos materiais compósitos utilizados na fuselagem e pela avaliação da resistência a impactos de alta energia, um aspeto crucial nas zonas próximas dos motores de hélice. Essas áreas estão particularmente expostas à projeção de partículas de gelo, que se formam em voo, nas pás das hélices, podendo comprometer a integridade estrutural da aeronave.
Para esta análise, o ISQ recorrerá a ensaios experimentais em ‘coupons’ e painéis representativos, utilizando um canhão pneumático desenvolvido internamente, tecnologia que permite simular condições reais de impacto em voo.
“O Herfuse é mais um exemplo do compromisso do ISQ com a inovação tecnológica e a sustentabilidade na aviação. Através da nossa experiência em ensaios mecânicos, materiais compósitos e simulação de impactos, estamos a contribuir para o desenvolvimento de soluções estruturais mais seguras, leves e eficientes”, sublinha Manuel Gomes, gestor do projeto no ISQ.
Os resultados do Herfuse serão complementares ao projeto HERA, também com participação do ISQ, que avalia o desempenho global das aeronaves regionais híbrido-elétricas e define procedimentos e especificações técnicas para o seu fabrico e operação.
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