Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Produção de maquinaria não regressará a valores positivos na Europa antes de 2027

31/10/2025
As tensões geopolíticas e a nova política tarifária dos EUA estão a ter um impacto negativo no dinamismo do setor das máquinas, especialmente na Europa. Um estudo recente da Crédito y Caución reviu em baixa as previsões de crescimento global deste setor, que cairá este ano 0,6 pontos em relação às previsões iniciais de março, e 1,9 pontos em 2026, situando-se em 1,4% em 2025 e apenas 0,8% no próximo ano.
O estudo da Crédito y Caución revê em baixa as previsões de crescimento do sector afetado pelas tensões geopolíticas
O estudo da Crédito y Caución revê em baixa as previsões de crescimento do sector afetado pelas tensões geopolíticas.
Trata-se de um domínio de atividade que depende fortemente das cadeias de abastecimento transfronteiriças e que, por conseguinte, é muito sensível a alterações nas políticas comerciais globais. Requer também financiamento para despesas de capital significativas, frequentemente ao longo de muitos anos, e a atual incerteza está a travar o investimento.

Entre as regiões, a Ásia-Pacífico terá um desempenho mais forte do que o Ocidente, com uma taxa de crescimento de cerca de 3%, ao passo que na Europa a produção de engenharia mecânica deverá registar uma contração e não apresentar uma recuperação substancial antes de 2027.

A principal razão para tal é o facto de as exportações europeias estarem altamente dependentes do mercado dos EUA, o que está a ter um forte impacto nos principais países produtores, como a Alemanha, que representa mais de 45% da produção de engenharia mecânica da zona euro.

De facto, o estudo da seguradora de crédito prevê que a produção diminua mais de 2% em França e na Alemanha este ano. Neste contexto, as insolvências, que têm registado uma tendência ascendente desde 2024, também deverão aumentar.

A médio e longo prazo, o setor das máquinas terá de enfrentar desafios como a volatilidade dos preços e a disponibilidade de matérias-primas como o alumínio, o cobre e o aço. Por outro lado, a aposta das empresas na automatização de processos e nos robots industriais poderá estimular a procura de equipamento de maquinaria relacionado.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    27/10/2025

  • Newsletter InterMetal

    20/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial