As rodas dentadas estão no centro de muitos sistemas mecânicos. Acionam máquinas, permitem movimentos precisos em robôs e são indispensáveis em caixas redutoras e máquinas de venda automática. A procura por rodas dentadas personalizadas e com elevada durabilidade tem vindo a aumentar. Por este motivo, a igus desenvolveu agora uma nova resina para impressão 3D por processo DLP: a iglidur i4000. O material inovador foi especificamente concebido para responder aos requisitos das rodas dentadas. Em comparação com as resinas convencionais de impressão 3D, oferece um alongamento à rutura 13 vezes superior e uma duração de vida cinco vezes maior.
Há três anos, a igus, especialista em plásticos, lançou a sua primeira resina, a iglidur i3000. Caracteriza-se pela elevada resolução e precisão no processo DLP para a produção de peças resistentes ao desgaste.
“Ao longo dos últimos dois anos, temos assistido a uma crescente procura de rodas isentas de lubrificação, numa grande variedade de formas e dimensões. As resinas são uma boa opção, pois o processo permite obter componentes com uma qualidade semelhante à da injeção”, explica Jonas Burk, diretor da unidade de negócio de fabrico aditivo na igus GmbH.
Foi por isso que a igus reforçou a sua investigação em resinas sintéticas e desenvolveu a iglidur i4000, um material particularmente adequado para o fabrico de rodas dentadas precisas e resistentes ao desgaste.
“Especialmente durante o pré-desenvolvimento, quando se trata de provas de conceito ou de princípio, a resina é ideal para protótipos de rodas dentadas, porque a produção por DLP é rápida e económica. É possível realizar personalizações num curto espaço de tempo”, acrescenta Burk.
O material é compatível com impressoras DLP, SLA e LCD.
Duração até cinco vezes superior
Para além das especificações mecânicas, as resinas convencionais não são normalmente concebidas para suportar desgaste e carga em aplicações com rodas dentadas.
“A nossa resina foi especialmente desenvolvida para responder a requisitos de desempenho, flexibilidade e robustez”, refere Burk.
A iglidur i4000 foi criada em estreita colaboração com clientes e distingue-se pela elevada resistência ao desgaste e pelo alongamento à rutura — aspetos cruciais, dado que as rodas dentadas estão expostas a cargas permanentes durante o movimento.
Testes realizados no laboratório de 5.500 m² da igus mostram que a iglidur i4000 apresenta uma duração de vida cinco vezes superior e um alongamento à rutura 13 vezes maior em comparação com a iglidur i3000 e outras resinas de elevada resistência. As propriedades autolubrificantes do material permitem ainda dispensar massa lubrificante ou óleo, tornando as rodas dentadas isentas de lubrificação e de manutenção. Os primeiros clientes já estão a utilizar esta nova resina com sucesso.
Mais informações sobre impressão 3D da igus em: www.igus.pt/3d-printing
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa