Trata-se de uma instalação para a produção de aço silício de grão orientado
A thyssenkrupp Electrical Steel (tkES) adjudicou ao grupo SMS o contrato para atualizar o sistema de automação do seu trem de laminagem a frio, um projeto CVC de quatro rolos, localizado em Gelsenkirchen, na Alemanha. Originalmente construído pela SMS em 1974, este laminador reversível é especializado na redução de tiras de aço silício de grão orientado (GO Si-Steel).
A iniciativa de modernização das instalações do trem de laminagem a frio para aço silício de grão orientado da thyssenkrupp Electrical Steel tem por objetivo aumentar a automatização, melhorar a segurança e integrar avanços tecnológicos altamente inovadores para garantir a máxima disponibilidade das instalações. Após a atualização, estarão disponíveis numerosas caraterísticas tecnológicas modernas para explorar todo o potencial da instalação. O projeto, cuja conclusão está prevista para duas fases em 2027, sublinha o compromisso da tkES em manter elevados padrões de segurança e eficiência operacional.
Especificamente, o projeto envolve a atualização do equipamento elétrico e de automação X-Pact existente, originalmente fornecido pela SMS. O novo sistema tirará partido da tecnologia de automação de ponta da SMS, incluindo o controlador X-Pact Embedded e um sistema EtherCAT I/O de alta velocidade. Além disso, as mesas de controlo ergonómicas substituirão as instalações existentes e a infraestrutura de TI será virtualizada, garantindo uma elevada disponibilidade da instalação, protegendo o ciclo de vida da instalação e proporcionando independência em relação ao hardware e aos sistemas operativos.
A nova solução de automação SMS inclui sistemas de automação de Nível 1 e Nível 2 baseados em modelos específicos para a produção de GO Si-Steel, juntamente com o X-Pact Vision HMI, que oferece interações prospetivas para garantir uma orientação eficaz do operador. Este sistema fornece ferramentas abrangentes para a manutenção, diagnóstico e resolução de problemas do sistema. O controlador principal coordena o processo de laminagem e facilita a troca de informações entre os vários sistemas de automação, incluindo o sistema de nível 2, o sistema de segurança e as funções de automação de nível 1.
O projeto baseia-se em extensas investigações no local que resultaram no desenvolvimento conjunto de um conceito de segurança para a fábrica e na subsequente implementação das medidas acordadas. O seu objetivo é aumentar a segurança no trabalho, não só durante as operações em curso, mas também durante os trabalhos de manutenção.
Através do teste de integração X-Pact Plug & Work, tanto o hardware como o software originais do laminador a frio são rigorosamente testados e pré-otimizados como uma unidade coesa no campo de testes. A abordagem holística da SMS ao comissionamento digital dos sistemas de automação, utilizando o gémeo digital da fábrica, permite que as otimizações finais sejam concluídas antes da instalação. Este processo garante uma fiabilidade excecional e reduz significativamente o tempo e os custos associados aos testes, à documentação e à colocação em funcionamento. As funções de controlo de segurança, que operam independentemente dos controlos da máquina, são também exaustivamente testadas durante a fase de integração.
A colaboração entre a tkES e a SMS baseia-se numa relação de longa data, marcada pelas renovações bem-sucedidas do trem de laminagem a frio em 2000 e 2011. Graças aos contratos de serviço X-Pact para automação, a fábrica tem sido continuamente otimizada ao longo dos anos em colaboração com a empresa, aproveitando a sua experiência operacional e alcançando níveis de desempenho estáveis. Philipp Geisler, solutions flat products da SMS, explica: "o nosso know-how de processos e as nossas soluções integradas de design, investigação e desenvolvimento e automação fazem de nós o parceiro ideal para os objetivos de modernização da tkES. Juntos, desenvolvemos soluções à medida para a produção de aço elétrico, a fim de aumentar a disponibilidade e a segurança do trem de laminagem a frio reversível durante muitos anos”.
Este projeto sublinha a abordagem do ciclo de vida das soluções SMS e reforça o compromisso da tkES em melhorar a segurança e estabelecer padrões operacionais para a produção eficiente de produtos finais de elevada qualidade. O aço elétrico de grão orientado (3,1 a 3,5 % Si) produzido pela tkES pode ter as suas raízes na Alemanha, mas o seu impacto é global. Os seus produtos são essenciais para a eficiência e fiabilidade das redes de transmissão e distribuição, uma vez que asseguram o fornecimento de energia elétrica com o mínimo de perdas e a máxima sustentabilidade.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa