Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Mewa lava os têxteis reutilizáveis com pouca água

03/07/2025

Há 50 anos a poupar água: Mewa celebra meio século da inovadora técnica de cascata

Lavagem com técnica de cascata: A Mewa poupa até 50 % de água doce (foto: Mewa)
Lavagem com técnica de cascata: A Mewa poupa até 50 % de água doce (foto: Mewa)

Há 50 anos, os técnicos da Mewa desenvolveram uma tecnologia de cascata para o tratamento da água que permite lavar os têxteis reutilizáveis da empresa de forma a poupar recursos. Trata-se de uma técnica inovadora de lavagem e secagem que poupa energia e água.

Em 1975, a Mewa pôs em funcionamento a primeira estação de tratamento de águas residuais concebida internamente. Hoje, 50 anos mais tarde, a denominada técnica de cascata continua a ser utilizada com sucesso. Este processo eficiente permite a reutilização da água de enxaguamento. A água dos últimos ciclos de enxaguamento é filtrada e depois usada nos primeiros ciclos de lavagem dos panos de limpeza industriais e tapetes, normalmente muito sujos. Isto permite à empresa reduzir até 50% a quantidade de água fresca utilizada na lavagem.

A organização refere ainda que, se a técnica de cascata já não resultar — ou seja, se a água já não for adequada para outros ciclos de lavagem — é encaminhada para o sistema de tratamento de águas residuais em três fases. Nas fases física e química, as partículas de sujidade são separadas da água, tanto quanto possível. Na fase biológica subsequente, as bactérias decompõem as partículas de sujidade remanescentes na água. Desta forma, a Mewa atinge atualmente um nível de purificação de 99,8%.

O pano ultra-absorvente da Mewa limpa componentes, ferramentas e máquinas
(Fotografia: Mewa)

O pano ultra-absorvente da Mewa limpa componentes, ferramentas e máquinas
(Fotografia: Mewa)

O centro de Investigação & Desenvolvimento da Mewa também concebeu sistemas especiais de dosagem e controlo para os processos de lavagem.Resultado destas inovações técnicas: a empresa lava com 85% menos impacto ambiental do que os processos de lavagem domésticos comuns. Em 1997, a empresa foi a primeira da indústria têxtil a obter o certificado ambiental internacional ISO 14001.

Hoje, a empresa fornece têxteis reutilizáveis especialmente desenvolvidos para a sua aplicação – sobretudo panos de limpeza e mantas absorventes –, recolhe-os para lavagem, submete-os a um controlo de várias fases e entrega-os novamente. O sistema reduz os encargos para os clientes, bem como o impacto ambiental.

Empresas ou entidades relacionadas

Mewa - Serviço Têxtil

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial