Fixação segura de peças de trabalho
Um novo modelo extremamente compacto de produção interna amplia a gama de grampos flutuantes da norelem para fixação e apoio de componentes em pontos de fixação sobredeterminados. Este novo modelo de grampo flutuante está disponível em duas versões.
Os mordentes de fixação dos grampos flutuantes seguram a peça de trabalho firmemente na respetiva posição através da força da mola, mas com certa flexibilidade, e apoiam-na – é por isso que os grampos flutuantes são utilizados com componentes de paredes finas que são sensíveis à flexão. Também evitam vibrações e deformações durante a maquinação, o que os torna ideais para peças em bruto com rebarbas ou peças com formatos complexos ou irregulares. A fixação 'flutuante' da peça permite a liberdade de movimentos necessária para a maquinação e produz resultados precisos ao trabalhar com peças de trabalho sensíveis, minimizando ao mesmo tempo os erros de fixação.
Os novos grampos flutuantes da norelem estão disponíveis em duas versões: O 'formato A' possui mordentes de fixação fixos, enquanto o 'formato B' permite a opção de trocar os mordentes de fixação. O formato A foi concebido para gerar forças de suporte de carga e fixação de até 5000 N, o formato B consegue atingir forças de suporte de carga e fixação de até 8000 N. Em ambas as versões, o corpo da base é feito de aço nitrocarburizado e os batentes finais são feitos de alumínio anodizado preto.
O grampo flutuante pode ser fechado por meio de um único elemento de atuação para fixar o componente e bloquear o corpo da base na posição correta. No primeiro passo, o grampo flutuante é pressionado para baixo de modo a ficar por baixo da peça de trabalho. No segundo passo, os mordentes do grampo flutuante rodam até à posição pretendida.
Depois, o mordente inferior do grampo flutuante deve ficar em contacto com a parte inferior da peça de trabalho. No passo seguinte, a posição do grampo flutuante é fixada apertando a porca sextavada. É importante apertar a porca com o binário mínimo e máximo. Agora, a peça de trabalho está fixada e apoiada.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa