Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Maquinagem de precisão autónoma de 5 eixos, 24 horas por dia

21/04/2025

Desde 1983, a Peter Josef Klein Feinmechanik GmbH (PJK), com sede em Sankt Augustin, Renânia do Norte-Vestefália (Alemanha), produz componentes de precisão para clientes dos setores médico e alimentar, bem como do setor aeroespacial. O portefólio da empresa inclui componentes e conjuntos complexos de alumínio, titânio, aço inoxidável e plásticos de alto desempenho, fabricados com a ajuda de várias máquinas-ferramenta automatizadas da DMG MORI.

A equipa da Peter Josef Klein Feinmechanik GmbH (PJK) é composta por 50 especialistas com experiência em todas as áreas da metalomecânica. Para o corte de metais, utilizam principalmente máquinas-ferramenta da DMG MORI, incluindo sete máquinas DMU 60 eVo, todas automáticas. Duas delas estão ligadas através de um sistema de manipulação de paletes, com 40 posições e a possibilidade de acomodar 300 dispositivos. Um sistema de fixação de ponto zero MTS é usado como base para a solução de automatização flexível.

Apoio integrado ao cliente desde o planeamento até à produção em série

Pelo facto de trabalhar diariamente com encomendas de indústrias exigentes, a PJK tem uma filosofia muito orientada para o cliente. Peter Klein, que dirige a empresa com o seu irmão na segunda geração, resume a situação da seguinte forma: “Acompanhamos os nossos clientes desde a consulta até ao produto acabado, desde o protótipo até à produção em série”. O desafio reside nas exigências extremas de qualidade e no elevado grau de pressão da concorrência. Julian Klein acrescenta: “Os nossos componentes têm uma precisão micrométrica, mas, ao mesmo tempo, temos de verificar e otimizar continuamente os nossos processos”. Um método para alcançar esta otimização é o fabrico autónomo. A PJK tem vindo a utilizar soluções de automação para maximizar a utilização das suas máquinas desde 2011. “Desta forma, os nossos funcionários podem operar várias máquinas durante o turno do dia e, por outro lado, também utilizamos turnos noturnos e de fim de semana não assistidos”, explica Peter Klein. Isto aumenta tanto a capacidade como a flexibilidade da nossa produção. Duas das sete máquinas DMU 60 eVo estão ligadas através de um sistema de manipulação de paletes. Este sistema tem 40 posições para paletes e também espaço para 300 acessórios que podem ser trocados nas paletes.

Para uma utilização ótima do espaço de trabalho...
Para uma utilização ótima do espaço de trabalho, ambas as máquinas DMU 60 eVo dispõem de um sistema de fixação de ponto zero MTS integrado diretamente na mesa.

DMU eVo: Dinâmica e precisão na maquinagem de 5 eixos

Há vários anos que a PJK utiliza os centros de maquinagem universais DMU 60 eVo. Para obter uma maquinagem ainda mais precisa e dinâmica, a maioria das máquinas está equipada com acionamentos lineares. “As máquinas produzem a nossa gama de componentes por maquinagem de 5 eixos de forma otimizada e, ao mesmo tempo, cumprem as nossas rigorosas tolerâncias”, diz Julian Klein, avaliando os resultados de fabrico. “Operamos na gama dos micrómetros e temos de garantir constantemente estas precisões”. A produção automatizada também contribui para a qualidade: “Desta forma, reduzimos o número de retificações manuais, que também podem levar a imprecisões”.

Sistema de fixação MTS: Interface estável e economizadora de espaço para troca de paletes

Para as duas máquinas DMU 60 eVo integradas no sistema de manipulação de paletes de grandes dimensões, a DMG MORI desenvolveu uma mesa com um sistema de fixação de ponto zero MTS integrado. Julian Kleine explica a mudança: “A mesa original ocupava demasiado espaço com um dispositivo montado. A nova solução é mais plana e tem uma circunferência mais pequena”. Isto maximiza a área de trabalho e reduz o número de contornos que interferem. “A maquinagem também se torna mais estável, o que melhora a precisão.” Peter Klein vê uma grande vantagem na flexibilidade do manuseamento de paletes: “O sistema de fixação torna possível a utilização de paletes clássicas, também com torres para produção em série, bem como equipá-las com tornos no segundo nível. Isto resulta numa gama muito ampla de componentes que os dois sistemas DMU 60 evo podem maquinar de forma completamente autónoma.

O facto de o novo mandril integrado estar diretamente sobre a mesa de trabalho maximiza o espaço de trabalho e os contornos de interferência são...
O facto de o novo mandril integrado estar diretamente sobre a mesa de trabalho maximiza o espaço de trabalho e os contornos de interferência são reduzidos, explicam Peter e Julian Klein, diretores da Peter Josef Klein Feinmechanik GmbH.

Produção fiável graças ao serviço completo* da DMG MORI e da minha DMG MORI

Equipada com soluções de produção tão flexíveis e autónomas, a PJK exige uma elevada fiabilidade das máquinas. No caso da manipulação de paletes de grandes dimensões, as sete máquinas DMU 60 estão em utilização contínua até 22 horas de fuso por dia. “Longos períodos de inatividade teriam um impacto negativo nas operações”, diz Peter Klein. “É por isso que o serviço desempenha um papel tão crucial na nossa colaboração com a DMG MORI.” Ao comprar os eVomodels DMU, a PJK optou pelo pacote de serviço completo* da DMG MORI, que inclui todos os custos de serviço, deslocação e peças sobresselentes, bem como a manutenção anual para clientes na Alemanha, Áustria e Suíça. Está incluído o seguro de avarias Allianz. “Também utilizamos intensivamente o portal online my DMG MORI, porque os processos de assistência são tratados de forma transparente e rápida”, acrescenta Julian Klein.

*O serviço completo da DMG MORI está atualmente disponível na Alemanha, Áustria, Suíça, bem como nas regiões da República Checa e Hungria. Para ofertas equiparáveis, consulte o seu contacto pessoal da DMG MORI.

Rumo ao futuro digital

Soluções digitais como a my DMG MORI são uma bênção para a PJK, como explica Peter Kleine: “Exploramos todas as possibilidades da digitalização, tanto no serviço como na produção. Começa com o sistema CAD/CAM e termina com o controlo de qualidade assistido por computador CAQ. O CRM também torna possível um planeamento de encomendas altamente flexível na produção automatizada, acrescenta Julian Klein: “Por exemplo, se uma ferramenta se partir e a máquina parar, o sistema insere uma nova ferramenta para que a produção continue". O foco constante na automação e digitalização é um fator competitivo decisivo. “Por isso, os nossos investimentos futuros também serão canalizados especificamente para uma produção preparada para o futuro.”

Para uma utilização ótima do espaço de trabalho...
Para uma utilização ótima do espaço de trabalho, as duas máquinas DMU 60 eVo dispõem de um sistema de fixação de ponto zero MTS integrado diretamente na mesa.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    14/04/2025

  • Newsletter InterMetal

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial