Javier Fernández, diretor de vendas da Mewa Portugal & Espanha
Sustentabilidade e economia circular são as principais bandeiras da Mewa. Baseada em estudos de ciclo de vida do produto, a empresa alemã defende que o seu sistema de sharing têxtil, em que o cliente ‘aluga’ panos de limpeza que a Mewa recolhe sujos e devolve limpos, é muito mais sustentável que o uso de toalhetes de celulose e muito mais eficaz que as sobras têxteis ou o papel. Em entrevista exclusiva à InterMetal, Javier Fernández, diretor de vendas da Mewa Portugal & Espanha, detalha estas e outras vantagens deste sistema de limpeza industrial.
Claro que sim. O nosso sistema de panos de limpeza funciona assim: Entregamos os panos lavados diretamente na fábrica dos nossos clientes e levamos os usados para lavagem. É obvio que entregamos apenas os panos impecáveis. Temos um sistema de controlo de várias fases. O sistema inclui um contentor de segurança com fecho hermético que foi especialmente desenvolvido pela Mewa: o SaCon. Tem três funções: Os panos frescos são entregues no SaCon onde permanecem até chegar a sua vez de serem usados. Depois há outro SaCon para armazenar e transportar os panos usados em segurança. O nosso contentor desempenha, portanto, um papel muito importante, já que certos contaminantes, como os solventes, por exemplo, podem inflamar-se espontaneamente em contacto com o oxigénio do ar. A quantidade de panos e o respetivo número de contentores SaCon, disponibilizados pela Mewa, depende naturalmente das necessidades da empresa. Claro que esta análise das necessidades individuais faz parte do nosso pacote de serviços.
Cada pano da Mewa pode ser lavado e, a seguir, reutilizado até 50 vezes. Desta forma, ajudamos os nossos clientes, todos os dias, a evitar o desperdício. Para além disso, o nosso pano é extremamente absorvente e, por isso, pode ser reutilizado muitas vezes. Isto é economia circular, isto é sustentável.
Os nossos panos são panos especiais para a limpeza industrial da mais alta qualidade. São ultra-absorventes, não rasgam, têm o formato certo e são fáceis e agradáveis de manusear. Basta uma passagem com o pano para remover óleos, massas lubrificantes, sujidades ou tintas das ferramentas e máquinas de forma rápida e rigorosa. Assim, os nossos panos de limpeza ajudam os funcionários a focar-se totalmente no seu trabalho e a fazer um trabalho excelente. Isto é motivador.
Em 2021, encomendámos um estudo à Climate Partner. A empresa especializada em analisar a pegada de carbono comparou as emissões de CO2 da produção e utilização dos panos de limpeza da Mewa com toalhetes de celulose. O resultado: Para remover um quilograma de sujidade, são gerados até três vezes mais gases com efeito de estufa ao utilizar toalhetes 100% de celulose e até cinco vezes mais ao usar toalhetes de tecidos mistos (70% celulose e 30% polipropileno) do que quando se utilizam os panos de limpeza da Mewa.
Atualmente, são cerca de 1,2 mil milhões de panos por ano que lavamos para mais de 200.000 clientes contratuais. A nível europeu, por volta de três milhões de profissionais usam os nossos panos diariamente para limpar máquinas e ferramentas.
A Mewa disponibiliza quatro qualidades: O robusto pano multiusos Mewatex é particularmente absorvente. É ideal para todas as aplicações grosseiras. Remove de forma fiável óleos, tintas, emulsões de perfuração, solventes e gorduras. É também ideal para a limpeza húmida de superfícies lisas. O Mewatex Plus é, em comparação, um pouco mais macio e, graças à sua trama apertada, praticamente não larga cotão. Depois temos o Mewatex Ultra, com absorção turbo, para aplicações que requerem, para além da boa absorção, rapidez e suavidade. Pode absorver muitas vezes o seu próprio volume em líquido e é adequado tanto para a limpeza como para o polimento. O nosso quarto pano, o Mewa Protex, recomenda-se para as mesmas aplicações. É ainda mais suave e, por isso, ideal para superfícies muito sensíveis. Claro que o nosso serviço de aconselhamento ajuda a encontrar o pano certo para cada aplicação.
O desenvolvimento da manta têxtil de recolha de óleo - o cárter de óleo em formato de toalha - foi uma consequência lógica do registo das necessidades dos clientes e de mais de um século de experiência da Mewa. Ou seja, durante os trabalhos de reparação e manutenção, as máquinas e os chãos têm de ser protegidos contra vazamentos. Porque não com uma manta têxtil que é leve e flexível em vez de com um cárter rígido e volumoso? Portanto, a única coisa que tínhamos de fazer era transferir para a manta os nossos conhecimentos de têxteis muito absorventes, resistentes e laváveis, feitos com materiais selecionados e tecelagens especiais. Conseguimos! E mais: A superfície da manta permanece praticamente seca porque um não tecido especial no interior absorve o líquido de imediato para o núcleo. O sistema Mewa também se aplica aqui: Recolhemos as mantas do cliente para lavagem e entregamos mantas frescas.
O pano pode ser lavado até 50 vezes e a manta pode ser lavada até 100 vezes.
No fim da sua vida útil, eliminamos os têxteis devidamente ou, se possível, entregamo-los para serem reciclados e utilizados de outras formas. Por exemplo, na nossa fábrica de tecelagem na Alemanha produzimos cerca de 70.000 toneladas de cotão por ano. Estes restos ganham nova vida como material de isolamento na indústria automóvel. Outro exemplo: na produção do próprio pano são aproveitados fios reciclados. A parte reciclada no fio representa 50% do volume total.
Foi em 2012 que me foi atribuído o desafio cativante de desenvolver o mercado português para a Mewa.
No início, tivemos mesmo de convencer as fábricas e oficinas de que os nossos panos de limpeza são de facto ultra-absorventes, muito bem lavados e, sobretudo, que o sistema de reutilização com serviço completo constitui um verdadeiro alívio. Tivemos que demonstrar a mais-valia do nosso sistema que lhes permite focar-se ainda melhor nos seus clientes e serviços porque têm panos de limpeza frescos sempre à mão. Atualmente, temos mais de 1.500 clientes contratuais em Portugal, inclusive empresas de produção, oficinas e gráficas – de destacar as indústrias metalúrgica e de moldes, bem como as oficinas automóveis.
Sim, claro, e damos-lhes uma resposta específica quanto à recomendação do pano adequado, da quantidade de panos, eventualmente também das mantas absorventes e dos contentores de segurança. Dou-lhe dois exemplos: Uma fábrica de componentes automóveis em Aveiro utiliza o nosso robusto pano multiusos Multitex, enquanto um fabricante de moldes na Marinha Grande usa o Mewatex Ultra que é mais suave.
Não oferecemos uma solução especificamente concebida para um setor. As vantagens do nosso sistema aplicam-se a todos: panos de limpeza e mantas de recolha de óleo da primeira qualidade estão sempre ao alcance e a Mewa trata do resto, ou seja, da logística e do tratamento legal dos têxteis usados. Isto reduz os encargos, protege o ambiente e facilita o planeamento dos custos.
Já referi dois. Produção de componentes, fabrico de moldes, montagem e reparação de motores, oficinas automóveis - há muitas áreas em que as empresas beneficiam do nosso sistema.
Em Portugal, temos de continuar a convencer as pessoas de que um bom pano de limpeza aumenta a qualidade e o desempenho e é uma solução muito melhor do que as sobras têxteis ou o papel. Os trapos absorvem os líquidos menos bem, muitas vezes largam cotão e raramente têm o tamanho certo. O papel costuma deixar restinhos que depois têm de ser apanhados. Para além disso, o nosso sistema está baseado na reutilização, ou seja, é uma solução amiga do ambiente.
Com o nosso portal do cliente ‘myMewa’, os nossos clientes estão em contacto com a Mewa 24/7. Podem verificar as entregas de panos, descarregar faturas, colocar questões, fazer pedidos e muito mais.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa