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Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Inteligência Metal

Como a IA pode mudar as empresas de metalomecânica e eletromecânica em Portugal

João Cachatra, vice-presidente da ANEME10/04/2025
Falar de IA é hoje um lugar-comum, mas, dada a sua suprema importância para o nosso futuro coletivo, não podemos deixar de o fazer.
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Estamos perante uma tecnologia emergente que encontra um campo fértil para o seu desenvolvimento 'em cima' das anteriores tecnologias da digitalização e da automação.

A prova definitiva da sua relevância são os investimentos astronómicos (de muitos biliões) feitos pelas empresas líderes na geração de soluções IA e que crescem anualmente de forma exponencial. Tal como vai crescendo, de forma exponencial, a implementação e utilização da tecnologia, nos seus diversos vetores.

A procura global, a escassez de mão de obra e o elevado custo dos desperdícios e ineficiências levam cada vez mais empresas, em todo o mundo, a recorrer à IA para satisfazer as expectativas dos clientes e consumidores, relativamente aos níveis de qualidade e ao cumprimento dos prazos de entrega, entre outros requisitos.

A observação de implementações bem-sucedidas aumenta a confiança, levando a uma adoção mais ampla. Atualmente, a IA é parte integrante de muitas operações de fabrico. No final 2023, quase um terço das grandes empresas da União Europeia já utilizava a IA. Esta tendência continuará à medida que a tecnologia se tornar mais acessível e a sua utilização se expandir.

Naturalmente, devido aos níveis de investimento associados, a adoção inicial de ferramentas de IA ocorreu nas grandes empresas. No entanto, as PME não devem desanimar, pois existem fatores que viabilizam a adesão a esta tecnologia incontornável. Entre outros:

  • A progressiva maior acessibilidade da IA;
  • A tecnologia não é um tudo ou nada. Podem ser adotadas partes para melhorar os processos, sem um comprometimento com o todo. Algo importante para as PME que podem não ter os recursos necessários para uma renovação integral dos seus sistemas. Não é obrigatório transformar todas as empresas em ‘fábricas virtuais’;
  • As capacidades de previsão preditiva e de automatização da IA introduzem melhorias no desempenho financeiro e na produtividade das empresas, permitindo libertar os meios financeiros necessários para viabilizar novos investimentos. Também, por exemplo, os modelos de aprendizagem automática (Machine Learning), que melhoram ao longo do tempo com novos dados, reduzem os custos de reequipamento e eliminam a necessidade de uma extensa reciclagem dos trabalhadores.

As aplicações da tecnologia ocorrem em diversas frentes:

  • Controlo de qualidade baseado em IA, utilizando algoritmos avançados e aprendizagem automática para realizar inspeções visuais. Reduz-se o desperdício, minimiza-se o retrabalho e melhora-se a integridade do produto;
  • Formação digital com IA, para capacitar os trabalhadores e aumentar a sua produtividade;
  • Utilização de robôs colaborativos (cobots), trabalhando ao lado das equipas de montagem, assumindo tarefas repetitivas e de mão de obra intensiva;
  • Integração da Internet das Coisas (IoT) para monitorização e controlo, otimizando as operações;
  • Manutenção preditiva, baseada em IA, que minimiza o tempo de inatividade e prolonga a vida útil das máquinas;
  • Prototipagem rápida;
  • No armazenamento, os sistemas de gestão baseados em inteligência artificial simplificam o controlo de inventário e reduzem os riscos de excesso ou rutura de stock;
  • Os sistemas inteligentes de gestão de energia otimizam o seu consumo e reduzem o impacto ambiental;
  • Na gestão da cadeia de abastecimento, a IA aumenta a capacidade de prever a procura e reduz os erros dessa mesma cadeia de abastecimento, melhorando a comunicação entre parceiros, alinhando a produção com a procura dos consumidores e as capacidades dos fornecedores;
  • Embora pareça menos prática em contextos industriais, a IA generativa tem aplicações de comunicação valiosas. Podem ser traduzidos documentos, explicado o vocabulário jurídico, revistos horários ou gerados materiais de formação para os empregados;
  • Aplicações de IA viradas para o cliente. Os assistentes pessoais ou 'chatbots' alimentados por IA podem gerir horários, enviar lembretes de reuniões ou entregar mensagens;
  • Os modelos de PNL (programação neuro-linguística), incorporados em sites Web, podem servir como ferramentas de marketing eficazes.

Acima de tudo, quando diferentes tipos de tecnologia de IA são combinados, o seu sucesso é amplificado e de forma muito significativa.

Apesar das preocupações com a perda de postos de trabalho, a IA está a criar oportunidades. Investindo na melhoria das suas competências com ferramentas de IA, os trabalhadores podem ver reduzidas as ameaças ao seu emprego e conseguem manter-se relevantes num mercado de trabalho em evolução.

À medida que a IA introduz mais automação, aumenta simultaneamente a necessidade de competências humanas, com ênfase na criatividade. Embora a IA lide com tarefas repetitivas, o engenho humano continua a ser crucial para a resolução de problemas e para a inovação.

Essencial para uma adoção bem-sucedida da IA, é a existência de líderes nas empresas, com uma visão abrangente, forte e inovadora. Esses líderes devem permanecer atualizados relativamente às ferramentas e tecnologias disponíveis no mercado e incentivar ativamente os seus funcionários a acompanharem os avanços tecnológicos, promovendo, de forma eficaz, a adoção da IA pelos mesmos. Este espírito de abertura é fundamental para que os trabalhadores compreendam que a IA tem como objetivo auxiliar e melhorar o seu trabalho, em vez de o comprometer, ajudando a superar a resistência à mudança.

A IA está, e continuará, a moldar o futuro da indústria transformadora, tornando-a mais eficiente, fiável e inovadora.

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