Começou hoje a Hannover Messe 2025, a mais prestigiada feira profissional de tecnologia industrial a nível global. Portugal marca presença com mais de 30 expositores, numa área total de 498m2. Esta presença é reforçada por dois espaços coletivos organizados pela AIMMAP, no segmento de Engineered Parts & Solutions, e pela Produtech, no segmento Smart Manufacturing. Ambas organizações desempenham um papel fundamental na representação das empresas portuguesas e dos respetivos setores.
Ano após ano, as empresas do Metal Portugal assumem um lugar de destaque nesta que é a mais importante feira mundial de indústria e tecnologia, por muitos considerada um dos grandes motores da economia alemã, com um enorme impacto em toda a atividade económica europeia. De acordo com a AIMMAP, graças a esta aposta, “as exportações do Metal Portugal para a Alemanha não param de aumentar, tendo crescido perto de 9% em 2024, um ano particularmente complicado para a economia europeia”. A associação considera que “a Alemanha é cada vez mais um mercado de oportunidades para o Metal Portugal”, razão pela qual “a Hannover Messe continuará seguramente a fazer parte do mapa do pano de internacionalização que a AIMMAP promove anualmente”.
“Enquanto cluster, a nossa missão é criar uma rede que conecte todos os atores do ecossistema de tecnologias de manufatura. Este ecossistema — composto por empresas, universidades, centros de tecnologia, hubs de inovação e associações empresariais — promove um ciclo virtuoso, impulsionando o progresso sustentável em inovação e tecnologia. Estarmos presentes na Hannover Messe 2025 representa uma oportunidade perfeita para mostrar algumas das tecnologias que estão a ser desenvolvidas no âmbito da nossa agenda. Certamente que em 2025, as tecnologias de produção portuguesas e os novos desenvolvimentos alcançados no âmbito da Agenda Mobilizadora Produtech R3 brilharão na Hannover Messe, e as empresas participantes vão regressar a casa com importantes potenciais clientes”, afirma Pedro Bravo, responsável de internacionalização da Produtech.
O evento, que este ano tem como tema principal a ‘Transformação Industrial’, reúne cerca de 4.000 empresas dos setores de engenharia geral, elétrica e digital, bem como do setor da energia, que vão apresentar soluções para a produção e o fornecimento de energia do futuro, com exemplos de aplicações reais e inteligência artificial. Entre as empresas presentes, destacam-se grandes nomes da tecnologia, como a Amazon Web Services, a Bosch, a Google, a Microsoft, a Schneider Electric e a Siemens.
As principais áreas de exposição para 2025 são: Smart Manufacturing, Digital Ecosystems, Energy For Industry, Compressed Air & Vacuum Technology, Engineered Parts & Solutions, Future Hub e International Trade & Investment. O programa de conferências integrado na feira envolve cerca de 1600 oradores de renome das diferentes áreas.
Entre estas, destaca-se a Smart Manufacturing, segmento em que a Produtech estará presente, que terá como foco a produção inteligente e sustentável. Em sete pavilhões, empresas de todo o mundo apresentarão como as tecnologias de ponta, componentes, soluções integradas de Industrie 4.0 e a inteligência artificial ajudam a tornar os processos de produção ainda mais eficazes e sustentáveis, a fim de manter a competitividade global. A Smart Manufacturing abordará temas como automação e tecnologia de sensores, robótica, automação logística, além de tecnologia de acionamento e fluidos.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa