Mais exatidão, menos tempo de configuração, eficiência máxima: a norelem expande o seu portefólio de tecnologias de fixação com sistemas de fixação de ponto zero e módulos de fixação de 5 eixos Unilock.
Os sistemas de fixação de ponto zero pneumáticos permitem a fixação e a troca de elementos de aperto, tornos e ferramentas em segundos. O módulo de fixação de 5 eixos foi especialmente desenvolvido para a maquinagem de 5 lados de peças de trabalho complexas – ambos os sistemas atingem uma repetibilidade superior a 0,005 mm.
Os sistemas de fixação de ponto zero definem um ponto de referência fixo, a partir do qual as peças de trabalho são posicionadas e fixadas com exatidão e repetibilidade. A eliminação da necessidade de realinhamento reduz os tempos de configuração e aumenta a produtividade. Também disponíveis: módulos de fixação de 5 eixos nos tamanhos 80 e 50, para a maquinagem de objetos com diferentes geometrias, formatos e pesos a partir de cinco lados sem contornos interferentes.
Uma nova adição à gama é o módulo de fixação Unilock EGM 110-75, concebido para utilização em mesas de máquinas ou em elementos de aperto, mesmo em situações de espaço limitado. Também pode ser integrado com um acoplador de paletes EGM 110-75 em sistemas robóticos automatizados, para a troca automatizada de paletes de fixação.
O módulo de fixação Unilock ESA 138 é ideal para dispositivos de fixação automatizados. Além de funções de sensor, quatro superfícies de contacto especiais com controlo de contacto pneumático garantem que o dispositivo de fixação está devidamente fixado. Adicionalmente, um raspador especial impede a acumulação de impurezas no módulo.
O módulo de fixação Unilock ASM 99 é um módulo adicional com uma altura total de 56 mm (juntamente com o módulo de fixação). Em alternativa, o módulo também pode ser totalmente integrado numa placa de fixação ou na mesa da máquina.
Todos os sistemas possuem funções de sensor integradas para garantir que a peça de trabalho permanece sempre posicionada de forma segura, evitando assim colisões com fresas ou outras ferramentas.
Este sistema permite a maquinagem completa de peças de trabalho complexas a partir de cinco lados com apenas uma configuração de fixação. Isto é conseguido através do aparafusamento da peça de trabalho ao módulo de fixação de 5 eixos. O design modular e a vasta gama de módulos (mais de 70) e tamanhos permitem a configuração individual do sistema para inúmeras aplicações. Ao combinar módulos básicos, módulos adicionais e componentes acessórios, é possível implementar diferentes alturas, acoplar interfaces e usinar peças de trabalho complexas com excelente repetibilidade.
O módulo básico de 5 eixos Unilock Vario, por exemplo, permite um posicionamento flexível ao fixar peças de trabalho e elementos de aperto. Pode ser montado através da calha na base com um ou dois pinos de guia Unilock. Se for usado apenas um pino de guia, o módulo básico Vario consegue rodar livremente.
O módulo básico de 5 eixos Unilock Duo com três interfaces para pinos de guia é usado para configurações elevadas robustas com peças de trabalho pesadas. Isto proporciona uma superfície de contacto maior do que com módulos básicos redondos. Os módulos básicos Duo podem ser usados com a interface dupla posicionada para baixo ou para cima.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa