Muitas empresas já sabem que a automação oferece um enorme potencial para enfrentar os desafios de um mundo em rápida mudança. No entanto, a questão crucial continua a ser: como é que a implementamos? O RBTX dá a resposta: existem mais de 500 soluções robóticas na plataforma online, 95% das quais com custo inferior a 12.000 euros. Mesmo as empresas sem conhecimentos prévios de robótica podem criar soluções LCA económicas de acordo com o princípio ‘ligue e programe’.
“Com o RBTX, queremos eliminar todas as barreiras que se interpõem no caminho para as empresas entrarem no mundo da automação, passo a passo”, diz Alexander Mühlens, vice-presidente e diretor da unidade de Automação Low-cost da igus. Aqui, por exemplo, o fator decisivo é garantir que todos os componentes que oferecemos funcionam combinados entre si sem problema, o que torna virtualmente impossível fazer uma compra errada. “Mais um passo nessa direção é a introdução de um novo consultor de IA que interage com as partes interessadas para reduzir o tempo que passam à procura de componentes numa gama que continua a crescer.”
O novo chatbot com IA em https://rbtx.pt/pt-PT ajuda os utilizadores a encontrarem componentes LCA adequados através de interações por escrito. A IA baseia-se em dados empíricos de centenas de projetos em empresas que já automatizaram processos com sucesso e com a ajuda do RBTX. As respostas são correspondentemente direcionadas, por exemplo: uma pequena oficina tem falta de mão-de-obra e gostaria de automatizar o carregamento dos moldes para a sua máquina CNC.
O responsável técnico da empresa entrou em contacto com o novo chatbot e fez-lhe a seguinte pergunta: “Qual o robô adequado para carregar a minha máquina CNC?“Em poucos segundos, a IA fornece a resposta:”O braço robótico robolink da igus seria uma solução adequada. O braço move-se ao longo de cinco eixos, tem um alcance de 790 mm, uma velocidade de sete recolhas por minuto e pode detetar a posição dos componentes, utilizando uma câmara 3D. O preço começa em 2766 €” (pode variar consoante o país). Após esta resposta, o utilizador pergunta qual o gripper adequado e o consultor de IA responde: “Um gripper paralelo da Zimmer seria uma escolha adequada.” Neste tipo de diálogo aparentemente natural, os utilizadores criam gradualmente a sua própria solução personalizada de LCA.
As empresas que utilizam a automação estão muito satisfeitas com o novo chatbot com IA. “Um vasto leque de clientes já nos deram feedback de que estabeleceram um diálogo muito construtivo com o consultor de IA para robôs. Ofereceu-lhes uma melhor visualização das possibilidades da LCA e acelerou significativamente a pesquisa de componentes adequados”, diz Mühlens. “Estamos, portanto, a planear expandir o consultor de IA com funções adicionais, no futuro.” Por exemplo, o consultor deve poder incorporar imagens e vídeos dos artigos nas suas respostas e desenvolver soluções LCA completas com um preço-alvo.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa