A Big Kaiser, especialista em sistemas e ferramentas de alta precisão para a indústria metalomecânica e parte do Grupo Big Daishowa, desenvolveu a pinça reta de aperto Perfect Grip (PG), uma manga redutora inovadora com um sistema especial anti-pull-out que impede que as ferramentas de corte deslizem para fora do porta-ferramentas.
A pinça reta PG é a solução perfeita para ultrapassar os problemas típicos da maquinagem de materiais duros e exóticos, como as superligas, a altas velocidades em aplicações para a indústria aeroespacial. O seu sistema anti-deslocamento permite maquinar com 100% de segurança. Além disso, proporciona uma elevada estabilidade contra as vibrações.
Giampaolo Roccatello, diretor de vendas e marketing para a Europa da Big Kaiser, explica: “A extração de material faz com que as peças fiquem fora das tolerâncias, o que pode ser muito dispendioso em peças caras. Com a pinça reta PG, a fresa é fixada na ferramenta com o punho de chave, de modo a que não seja apenas fixada por força e fricção, mas também por bloqueio de forma”.
A maquinagem das superligas é particularmente difícil devido à sua excecional resistência e dureza, que tornam o processo exigente, enquanto os elevados pontos de fusão conduzem a um desgaste acelerado das ferramentas e a deformações térmicas. Além disso, as superligas tendem a endurecer durante o processo de maquinagem, o que aumenta as forças de corte e conduz a superfícies mais ásperas. A combinação destas dificuldades, juntamente com a necessidade de tolerâncias precisas e acabamentos de superfície finos, requer métodos de maquinagem avançados e a utilização de ferramentas de corte especializadas.
A pinça reta PG foi concebida para trabalhar em combinação com dois porta-ferramentas: o Mega Double Power Chuck Type D (Mega20D/20DS) e o Hi-Power Milling Chuck Type S (HMC20/20S) com interface de cone 40, HSK-A63, Big Capto C6 ou superior. É ideal para utilização com materiais que podem ser necessários em aplicações aeroespaciais, como Inconel, peças grandes de alumínio e titânio, garantindo a melhor excentricidade da sua classe.
Para melhorar o desempenho, a pinça reta PG incorpora um eficiente sistema de refrigeração periférica. “O fornecimento eficiente de líquido de refrigeração é a chave para o sucesso com materiais tão exóticos, mas é muitas vezes negligenciado durante o desenho da ferramenta”, acrescenta Roccatello. “Demos prioridade a esta caraterística desde o início para garantir um desempenho ótimo.”
A Big Kaiser apresentou também um novo casquilho de vedação (CPG-SB) para a pinça reta PG, que permite um fornecimento eficiente de líquido refrigerante através da ferramenta de corte. Todas estas caraterísticas fazem da pinça reta PG uma boa opção para aplicações dinâmicas de fresagem de topo, garantindo rigidez, estabilidade, concentricidade e flexibilidade.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa