A Fuchs, especialista em lubrificantes de alta tecnologia, revelou as suas principais iniciativas para 2025 durante um encontro com a imprensa realizado a 14 de janeiro, em Lisboa. Paul Cezanne, diretor-geral, e André Castro Pinheiro, diretor ‘automotive’ da Fuchs Portugal, apresentaram uma visão clara: fortalecer a presença no mercado e continuar a investir em inovação, sustentabilidade e crescimento estratégico.
Uma das principais novidades anunciadas é a instalação de painéis solares na sede da Fuchs Portugal, na Maia, abrangendo uma área de 2.000 m². Segundo Paul Cezanne, a nova infraestrutura produzirá mais energia do que a necessária para a operação, equivalente ao consumo anual de 450 agregados familiares. Este projeto faz parte de uma estratégia global do Grupo Fuchs para atingir a utilização de 100% de energia verde este ano e alcançar as zero emissões até 2040.
A sustentabilidade já é uma prioridade para a Fuchs há 15 anos. Desde 2010, o grupo investe na transição energética, alcançando em 2020 a neutralidade em CO2 na sua produção. Um marco recente foi o lançamento do conceito ‘ACT – Advanced Circular Technologies’, em 2024. Este programa visa transformar a cadeia de valor, promovendo a circularidade sem comprometer a performance superior dos produtos. “O ACT naturalmente vai ser o nosso grande tema na 20.ª edição da EMAF em maio. É o palco ideal para sensibilizar os nossos clientes da indústria pelas vantagens e pela urgência – é hora de agir”, sublinha Paul Cezanne.
A Fuchs planeia reforçar a sua marca no desporto motorizado através da aposta no programa ‘Fuchs Racing’. Em 2025, a empresa continuará a apoiar mais de 20 pilotos em modalidades como ralis, rampas, kartcross e camiões. Um destaque será o piloto de ralis Hugo Lopes, que conquistou três títulos em 2024 e terá agora apoio redobrado na sua transição para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).
A empresa também manterá parcerias com oficinas de referência no desporto motorizado, como Teodósio Motorsport, Peres Competições e A. Miranda Competições. No motociclismo, continuará a ser parceira oficial dos Troféus Naked Bikes, promovendo a gama Silkolene, dedicada a motos de alta performance.
Apesar de um cenário de mercado desafiador, a Fuchs alcançou resultados sólidos em 2024, com um EBIT de 334 milhões de euros nos primeiros nove meses, um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Em Portugal, a empresa continuou a crescer, e André Castro Pinheiro está confiante no potencial de expansão: “Queremos crescer novamente em 2025! Com foco na inovação, na qualidade e no reforço da nossa marca, vamos continuar a consolidar a nossa posição no mercado.”
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