Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Duplo reconhecimento para o iguverse

Igus distinguida com dois prémios Red Dot por inovação em Realidade Virtual

10/01/2025
O júri internacional de especialistas do famoso concurso de design de comunicação Red Dot Award distinguiu a plataforma aberta de realidade virtual iguverse em duas categorias: ‘Instalações de Realidade Virtual’ e ‘Elementos de Design em Exposições’.

O prémio reconhece o trabalho da empresa especializada nos motion plastics em oferecer às PME um acesso sem barreiras às inovadoras tecnologias 3D, apoiando assim a sua competitividade global. Os clientes podem apresentar e projetar produtos de forma mais rápida, mais eficiente e mais sustentável, sem terem de recorrer aos seus próprios recursos no desenvolvimento. Também reduzem os custos ao utilizar o iguverse: por exemplo, as empresas podem reduzir o tamanho dos stands das feiras e criar exposições digitais em vez de investirem em stands dispendiosos. A igus está a utilizar o reconhecimento como um motor para desenvolver ainda mais as funcionalidades do iguverse.

Quer se trate de uma fresadora, de um equipamento de soldadura ou de um sistema de alimentação elétrica a navios a partir de terra...
Quer se trate de uma fresadora, de um equipamento de soldadura ou de um sistema de alimentação elétrica a navios a partir de terra: o iguverse destina-se a ajudar as PME, em particular, a apresentar e a conceber produtos complexos de uma forma mais rápida, mais eficiente e mais sustentável. (Fonte: igus GmbH)

Coloque os óculos de realidade virtual, escolha um controlador e mergulhe no mundo 3D como um avatar: cada vez mais empresas confiam na realidade virtual (VR) para abrir novos caminhos no projeto, planeamento, formação e marketing. De acordo com um estudo recente da associação da indústria de informática alemã BitKom, uma em cada cinco empresas já está a utilizar aplicações individuais de VR, 36% estão a planear fazê-lo e 57% acreditam que a VR é muito importante para a competitividade no futuro. “Durante esta fase, é crucial abranger também as pequenas e médias empresas (PME) com orçamentos e conhecimentos limitados, para que não percam a tecnologia do futuro”, afirma Marco Thull, diretor de marketing da igus.

A construção da plataforma de realidade virtual, com a startup Raum, sediada em Colónia, permitiu desenvolver o iguverse como uma plataforma digital para iniciar a VR sem barreiras. O seu principal objetivo é ajudar as PME a apresentar e conceber produtos de uma forma mais rápida, mais eficiente e mais sustentável. Mesmo os utilizadores sem conhecimentos técnicos podem utilizar e trabalhar sem problemas. A pedido, a igus vai mesmo enfrentar um dos obstáculos mais complexos até à data: construir gémeos digitais dos produtos para o espaço virtual.

A igus foi premiada em duas categorias

A igus foi agora premiada com o Red Dot Award: Brands & Communication Design 2024 por esta solução. Agora este concurso internacional distingue também as instalações de VR que não só são tecnicamente avançadas, mas que também impressionam pela sua conceção criativa e pelo seu efeito de utilização a longo prazo, abrindo novas perspetivas. Um júri internacional de 24 peritos atribuiu prémios ao iguverse em duas categorias: ‘Instalações de Realidade Virtual’ e ‘Elementos de Design em Exposições’. “Estamos muito satisfeitos com os prémios, uma vez que o Red Dot Award é uma plataforma importante para reconhecer e promover projetos inovadores de VR”, afirmou Thull. Recentemente, em 2023, o iguverse já tinha sido distinguido duas vezes com o German Brand Award, um prémio para a indústria pela gestão exemplar de uma marca e projetos de marketing excecionais.

“Estamos apenas no início da viagem com a realidade virtual”

O júri do Prémio Red Dot reconheceu particularmente os esforços para facilitar o acesso das PME às tecnologias 3D nas feiras. “Nas exposições virtuais, o tamanho não importa. Mesmo as gigantescas plataformas de perfuração podem ser apresentadas de uma forma realista, o que nunca seria possível num stand de feira clássico, “disse Thull. Jan Olfenbüttel, diretor comercial & marketing da H+B technics, confirma este facto:”Graças aos gémeos digitais dos nossos sistemas de elevação para barcos e iates, podemos dar vida aos nossos produtos a qualquer hora, em qualquer lugar e até mostrá-los em funcionamento. Isto seria difícil de fazer em feiras comerciais. Ao mesmo tempo, nós reduzimos os custos. Em vez de investir em modelos caros para feiras, podemos integrar de forma fácil e flexível os novos modelos 3D de realidade virtual e, assim, mostrar muito mais, mesmo sem uma grande área do stand”. Abicor Binzel, especialista em tecnologia de soldadura e corte, também está convencido do potencial do metaverso.

Laura Lenk, do desenvolvimento de negócios digitais na Abicor Binzel, afirma: “Graças à colaboração com a igus, pudemos apresentar um showroom em VR do nosso portefólio de soldadura na principal feira comercial do mundo, ‘Schweissen & Schneiden 2023’, e aumentar a interação com os clientes. Pudemos mostrar à escala como os nossos produtos são utilizados na indústria automóvel e discutir questões através de uma aplicação específica”. A resposta positiva dos visitantes da feira levou a igus a desenvolver ainda mais as funcionalidades da plataforma. ”Conseguimos agora automatizar de forma a gerar um aumento de gémeos digitais. Se os clientes nos enviarem um ficheiro STEP, podemos produzir um modelo 3D em poucas horas", explica Thull. A própria igus também está a experimentar formas de utilizar a VR para a formação dos colaboradores e o planeamento das extensões da fábrica. “Estamos apenas no início da viagem com a VR. As possibilidades são praticamente infinitas”, conclui Thull.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    18/12/2024

  • Newsletter InterMetal

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial