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Simulador profissional de carros de competição

08/01/2025

A empresa Greaves 3D Engineering desenvolveu um simulador de rápida montagem e desmontagem com 45 componentes da igus, entre os quais, guias lineares e acionamentos drylin isentos de manutenção

A empresa britânica Greaves 3D Engineering criou um simulador profissional de carros de competição chamado ‘The Ultimate Drivers Rig’, que pode ser rapidamente rebatido e armazenado numa caixa de transporte. Isto torna o transporte para os eventos da empresa, para as feiras e para os circuitos muito mais fácil. Para reduzir o trabalho de manutenção durante as deslocações, os engenheiros confiam nas guias lineares e nos sistemas de acionamento robustos e isentos de lubrificação, tal como nas calhas articuladas e nos casquilhos deslizantes da igus.

Para reduzir a manutenção, os engenheiros da Ultimate Driver Rig's confiam em 45 componentes robustos e isentos de lubrificação da igus...
Para reduzir a manutenção, os engenheiros da Ultimate Driver Rig's confiam em 45 componentes robustos e isentos de lubrificação da igus, desde os sistemas de acionamento, passando pelos casquilhos deslizantes, até às calhas porta-cabos articuladas. (Fonte: igus GmbH)

Quando os proprietários abrem a caixa de transporte do Ultimate Drivers Rig, podem movimentar a estrutura do simulador do carro de competição através de roletes, desde uma rampa até ao pavimento. Começa então um fantástico processo de abertura, que parece ter saído de um filme de ficção científica, estilo ‘Transformers’. O piloto abre os três monitores do jogo com 32 polegadas que oferecem um campo de visão ultra-amplo. Depois disso, é posicionado o assento do piloto e os pedais, possibilitando vários ajustes horizontais e verticais. Quando está totalmente inclinado para trás e para baixo, o piloto pode assumir a posição de um piloto de F1, enquanto uma posição mais subida com os pedais mais próximos, simula um carro de rali. Assim que o piloto estiver ao volante e preparado, a competição pode começar. A Greaves 3D Engineering promete uma experiência de condução realista através de mecanismos de feedback semelhantes aos reais, os pedais e o assento dão uma resposta tridimensional e transmitem uma sensação realista do carro e da pista.

Ecológicos e económicos: os engenheiros confiam nos sistemas de acionamento isentos de lubrificação da igus

O simulador foi projetado de forma a poder ser utilizado de diversas formas, quer seja por equipas de competição, em exposições ou em casa. Os engenheiros prestaram atenção para reduzir o espaço de instalação e o peso, mantendo os requisitos de manutenção tão baixos quanto possível. Isto foi um desafio, uma vez que a estrutura eletromecânica das inúmeras funções é complexa e envolve centenas de componentes. Para cumprir estes requisitos, os especialistas optaram pelos sistemas lineares leves, compactos e isentos de lubrificação da igus. Por exemplo, utilizam guias lineares da série drylin W para ajustar a consola central e o banco do condutor. Os patins compactos ligados ao banco deslocam-se sobre guias de alumínio anodizado e utilizam casquilhos lineares deslizantes em plástico de alto desempenho.

Durante o funcionamento, estes casquilhos deslizantes libertam lubrificantes sólidos que permitem um funcionamento a seco e de baixo atrito sem necessidade de lubrificação. “Os componentes mantêm as suas caraterísticas mecânicas sem necessidade de manutenção ou limpeza. Não são utilizadas massas lubrificantes ou óleos, que poderiam misturar-se com o pó ou a sujidade, formando depósitos de bloqueio, “explica Michael Hornung, Product manager para guias lineares drylin e acionamentos na igus. Os casquilhos em polímero iglidur G, instalados no quadro para o ajuste do ângulo do assento, também utilizam este efeito auto-lubrificante.”Ao mesmo tempo, a eliminação dos lubrificantes, normalmente feitos a partir de recursos fósseis, melhora a pegada ambiental do simulador.” A Greaves 3D estima que podem ser poupados até dois litros de lubrificantes por ano.

As calhas articuladas protegem os cabos elétricos do simulador de ruturas

Os módulos lineares compactos e isentos de lubrificação da série drylin SHT com acionamento por fuso são utilizados para o ajuste automático do assento e dos monitores. A igus fornece-os, prontos a instalar, com motor de passo e sistema de controlo, permitindo poupar espaço de instalação e reduzir o trabalho de projeto. Por fim, os cabos de alimentação e de dados estão protegidos em calhas articuladas em plástico de elevada performance da igus, que acompanham os movimentos e evitam as ruturas nos cabos. Os componentes instalados incluem calhas articuladas para movimentos de torção e telescópicas, que são constituídas por elos arredondados permitindo movimentos 3D controlados. “A empresa Ultimate Drivers Rig colocou um total de 45 componentes da igus”, diz Hornung. “Todos contribuem para melhorar a fiabilidade, a relação custo-benefício e o equilíbrio ambiental do simulador.”

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Walter Tools Ibérica, S.A.U.

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