Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Implementação do ODS 9 em Portugal: Auditoria do Tribunal de Contas revela ineficiência

07/01/2025
A implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 em Portugal, no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas, está longe de garantir o desenvolvimento sustentável da indústria, inovação e infraestruturas nacionais. Esta é a principal conclusão de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas, que analisou a eficácia das medidas aplicadas no país.

Contexto da Agenda 2030

Adotada em setembro de 2015, a Agenda 2030 entrou em vigor a 1 de janeiro de 2016, reunindo 193 Estados-membros, incluindo Portugal, que se comprometeram a implementar, até 2030, medidas concretas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ODS 9 centra-se em três pilares fundamentais: indústria, inovação e infraestruturas.

Imagen

Principais conclusões da auditoria

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas, o ODS 9 é o objetivo que apresenta o pior desempenho na execução das metas e indicadores definidos pela ONU. Entre os principais problemas identificados estão:

  • Falta de clareza e rigor nas responsabilidades das áreas governativas envolvidas;
  • Ausência de coordenação efetiva entre os intervenientes;
  • Demoras na avaliação inicial do ‘estado da arte’;
  • Dificuldades na identificação de instrumentos de planeamento e medidas relevantes para o ODS 9.

O relatório sublinha ainda que, desde 2016, permanecem por definir metas nacionais para o ODS 9, que deveriam estar integradas nos processos e estratégias de planeamento. Além disso, não existe um quadro regulamentar nacional sobre o investimento necessário à implementação dos ODS, nem estão identificadas as fontes de financiamento ou o montante financeiro exigido para cada meta.

Os indicadores atualmente em uso são considerados insuficientes para garantir um acompanhamento eficaz da execução das metas associadas ao ODS 9, aumentando as dificuldades em medir progressos e corrigir desvios.

Recomendações do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas propõe ao Governo a adoção de um plano estratégico que assegure:

  • A apropriação nacional do ODS 9, com metas claras e medidas eficazes;
  • A definição de fontes de financiamento e do valor financeiro necessário;
  • A integração das metas nos processos de planeamento e estratégias nacionais.

Este plano deverá assegurar o alinhamento das políticas nacionais com os objetivos globais da Agenda 2030, garantindo uma implementação mais eficaz e contribuindo para o desenvolvimento sustentável de indústria, inovação e infraestruturas em Portugal.

O Relatório de Auditoria ao Desenvolvimento Sustentável de Indústria, Inovação e Infraestruturas Nacionais está disponível para consulta aqui.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    18/12/2024

  • Newsletter InterMetal

    11/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial