O Grupo Zeiss encerrou o exercício fiscal de 2023/24 com um sólido balanço patrimonial, com destaque para um aumento de 8% nas receitas, que chegaram a 10.894 milhões de euros, apesar de um ambiente de mercado cada vez mais desafiador. O lucro antes de juros e impostos (EBIT) foi de 1.444 milhões de euros, com uma margem EBIT de 13%.
Um crescimento impressionante para a Zeiss, baseado na contribuição dos seus quatro principais segmentos: indústria automóvel e mecânica, investigação biomédica, tecnologia médica e ótica de consumo. No entanto, este desempenho não foi uniforme entre os segmentos, refletindo os desafios de um ambiente marcado por tensões geopolíticas e uma economia global reconhecidamente enfraquecida.
A inovação continua a ser o principal motor do sucesso da Zeiss. Durante o ano, a empresa investiu um recorde de 15% das suas receitas em pesquisa e desenvolvimento (aproximadamente 1.634 milhões de euros), reforçando a sua posição como líder em tecnologia nos mercados onde atua. Além disso, a empresa continuou a ampliar estrategicamente a sua equipa, ultrapassando os 46.000 colaboradores em todo o mundo, e a realizar investimentos significativos em infraestruturas que serviram para sustentar o seu crescimento a longo prazo.
O segmento de tecnologia de fabricação de semicondutores destacou-se como a área de crescimento mais rápido, enquanto os segmentos mais voltados para o consumidor enfrentaram um ambiente de mercado mais desafiador.
“Globalmente, terminámos o exercício de 2023-24 com um bom resultado e um crescimento das receitas. Ao mesmo tempo, não foi possível para todas as áreas escapar do impacto dos atuais desenvolvimentos nos mercados globais”, referiu Karl Lamprecht, presidente e CEO da Zeiss. “O nosso sucesso baseia-se na nossa enorme força inovadora. Para garantir que isto continue assim, gastamos um recorde de 15% das receitas em pesquisa e desenvolvimento - mais do que nunca - e também investimos na expansão direcionada de pessoal e infraestruturas.
Apesar dos bons resultados, a Zeiss prevê um ambiente de mercado desafiador que exigirá medidas de resiliência reforçadas no futuro. Como tal, a empresa continuará até 2025 a redobrar o seu compromisso com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções tecnológicas avançadas para permanecer na vanguarda dos seus setores-chave.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa