A produção de energia eólica está a aumentar em todo o mundo. No fabrico de torres eólicas offshore, são utilizados sistemas de ferramentas de fresagem especialmente desenvolvidos para juntas longitudinais e redondas, que são também um elemento essencial na preparação de cordões de soldadura. A Boehlerit, especialista austríaca em ferramentas e metal duro, oferece agora estes sistemas como soluções desenhadas à medida das necessidades do cliente.
No processo, a Boehlerit tem de superar uma série de desafios, alguns dos quais estão relacionados com as enormes dimensões das peças (diâmetros até 13 metros, espessura da chapa até 150 mm), outros com a vida útil das ferramentas de fresagem, que têm diâmetros de 950 a 1100 mm, dependendo do tipo de máquina e do fabricante.
Para uma preparação ótima do cordão de soldadura, este deve ser fresado em várias etapas até uma profundidade de quatro quintos da espessura do material. Os trechos a maquinar são, portanto, enormes, mas a constante mudança de ferramentas teria um impacto na produtividade e, em última análise, também na rentabilidade.
A Boehlerit oferece grandes vantagens a este respeito: as pastilhas intercambiáveis são especialmente concebidas para as geometrias necessárias e proporcionam um elevado nível de desempenho e vida útil da ferramenta, mesmo com materiais difíceis de maquinar. As caraterísticas essenciais das ferramentas de fresagem longitudinal e de cordões de soldadura são a funcionalidade ótima, o design estável, as grandes profundidades de fresagem e a baixa necessidade de manutenção. Para além disso, também são possíveis elevadas taxas de avanço. Dependendo das necessidades do cliente, a Boehlerit oferece soluções específicas de cartuchos, bem como uma ampla gama de ângulos e raios de flanco.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa