A SSAB escolheu o SMS Group para a construção de um novo forno de arco elétrico de 190 toneladas, que será uma das maiores instalações do mundo, com um diâmetro superior de 9,3 metros. Localizado em Oxelösund, este novo forno de arco elétrico tem o arranque previsto para o quarto trimestre de 2026 e não só desempenhará um papel vital na concretização dos planos de transição da SSAB para uma produção sem combustíveis fósseis, como também reduzirá as emissões totais de CO2 na Suécia em 3%.
Alimentada por um transformador de 280 MVA, uma instalação deste tipo requer uma tecnologia altamente avançada para cumprir as restrições impostas pela autoridade da rede em termos de tremulação, fator de potência e distorção harmónica. Por isso, o SMS Group irá integrar no novo novo forno de arco elétrico (FAE) um sistema de alimentação direta (DF) GE Vernova. Esta tecnologia é crucial, pois assegura que o novo forno funciona de forma suave e eficiente sem interromper a rede elétrica, contribuindo assim para a redução das emissões de CO2.
“Este é o forno de arco elétrico digital mais potente alguma vez concebido”, explica Andrea Lanari, vice-presidente de Metalurgia e Aço do SMS Group. “A combinação do know-how de processos e equipamentos da SMS em termos da rede GE Vernova e do controlo do conversor é um ativo único que podemos oferecer à SSAB no seu caminho para a descarbonização.”
O sistema de alimentação direta baseado no conversor modular multinível (MMC), fornecido pela GE Vernova Power Conversion, é uma fonte de alimentação indireta baseada na tecnologia IEGT (injection-enhanced gate transistor) e concebida especificamente para os FAEs, que visa garantir que o novo FAE funcione de forma suave e eficiente sem perturbar a rede. Este sistema utiliza tecnologia avançada para manter elevados níveis de qualidade e fiabilidade da energia.
“Este projeto é um importante passo em frente no nosso caminho para a produção sustentável de aço. A alimentação do forno com um sistema de controlo digital rápido permitirá à SSAB atingir os seus objetivos de qualidade e eficiência energética. Estamos muito satisfeitos por contribuir para um projeto que estabelece uma referência para toda a indústria”, afirma Jan Heimann, vice-presidente executivo do SMS Group.
Por seu lado, Edgardo Torres, Business Line Leader & COO da área de negócio de conversão energética da GE Vernova, acrescenta: “O nosso sistema de energia foi escolhido porque ajuda a fábrica de Oxelösund a cumprir os seus rigorosos padrões de qualidade de energia. Ao utilizar o nosso sistema, espera-se que a central reduza as perturbações elétricas e funcione de forma mais eficiente. Este é um passo crucial para tornar a produção de aço mais sustentável e reduzir as emissões de carbono na indústria”.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa