A ABB estabeleceu uma parceria com a Arcelor Mittal para introduzir o aço XCarb, fabricado com elevados níveis de aço reciclado e energia 100% renovável, nos seus sistemas de distribuição elétrica Kabeldon. O acordo de fornecimento sustentável ajuda a reduzir a pegada de carbono dos principais equipamentos de eletrificação em 29%.
O aço com baixo teor de carbono, que tem um menor impacto ambiental do que o aço convencional, é uma matéria-prima importante para conseguir uma transição para um abastecimento de materiais mais sustentável, um indicador-chave na abordagem de circularidade da ABB. A adição do XCarb contribui diretamente para o compromisso da ABB de ter 80% dos seus produtos e sistemas a cumprir os requisitos de circularidade da empresa até 2030.
Massimiliano Cifalitti, presidente da ABB Smart Power, disse: “Na ABB, acreditamos na introdução de modelos de negócios circulares que aumentam a vida útil de materiais e produtos, e trabalhamos com parceiros de fornecimento para introduzir alternativas mais sustentáveis. Há muito que os clientes contam com os sistemas de distribuição de energia Kabeldon para fornecer décadas de eletricidade fiável e segura. Agora disponível com o aço XCarb, a marca Kabeldon também os ajudará a reduzir a pegada ambiental das suas infraestruturas elétricas."
Ao utilizar o aço XCarb, a equipa responsável pelo Kabeldon reduziu a pegada de carbono do fabrico em 60 quilos de CO2e, uma redução de 29%. O aço com baixo teor de carbono é um elemento importante na estratégia de abastecimento sustentável da ABB e um objetivo para o portefólio da divisão ABB Smart Power nos próximos dois anos. Globalmente, a ABB comprometeu-se em cobrir 80% dos produtos e soluções da ABB com a Abordagem de Circularidade da ABB até 2030, afirmou a empresa em comunicado. A ABB Electrification irá estrear o seu armário Kabeldon com aço e revestimento XCarb reciclados e produzidos de forma renovável na Enlit 2024 em Milão, Itália.
“Partilhamos a paixão da ABB pela inovação que impulsiona a redução das emissões de CO2e ao longo de todo o ciclo de vida do produto. As nossas fábricas e equipas técnicas trabalharam em estreita colaboração com os especialistas da ABB durante todo o processo para demonstrar que as soluções feitas com os nossos materiais de baixo carbono oferecem a fiabilidade e o desempenho caraterísticos da ABB. Estamos entusiasmados por ver os líderes da indústria acelerarem a introdução de aço com uma pegada de CO2e significativamente reduzida”, afirmou Laurent Plasman, diretor de marketing industrial da Arcelor Mittal Europe.
Há muito popular no setor público, o sistema é agora também amplamente utilizado em infraestruturas de carregamento de veículos elétricos e aplicações de energia renovável. O armário Kabeldon já possui uma Declaração Ambiental de Produto (EPD) Tipo III verificada por terceiros. O armário XCarb receberá a sua própria EPD nos próximos meses. As EPDs fornecem transparência sobre os impactos ambientais de um produto ao longo de todo o seu ciclo de vida. “Concebido para ambientes exteriores, o Kabeldon proporciona uma distribuição de energia segura e resistente às intempéries".
O aço XCarb reciclado e de origem renovável da Arcelor Mittal é fabricado utilizando um mínimo de 75% de aço reciclado num forno de arco elétrico alimentado por eletricidade 100% renovável. O material resultante tem emissões de CO2e até 70% inferiores às do aço produzido convencionalmente. O aço fornecido à ABB, que inclui aço revestido com Magnelis para resistência à corrosão, bem como aço laminado a frio, é fabricado e distribuído na Europa.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa