A Alumetal, empresa polaca especializada em reciclagem de alumínio, recebeu a Declaração Ambiental de Produto (EPD) para suas ligas recicladas de alumínio de fundição. O reconhecimento, obtido em outubro de 2024, documenta a pegada ambiental do processo produtivo e reflete o esforço contínuo da empresa em minimizar as emissões de carbono na indústria do alumínio, especialmente no setor automotivo.
A certificação resulta de uma avaliação independente que analisou as diferentes categorias de sucata utilizadas nos processos de reciclagem. A abordagem da Alumetal destaca-se pelo uso eficiente de sucata pós-consumo, cuja pegada de carbono é praticamente nula, evitando o desperdício de recursos valiosos e contribuindo para uma economia circular mais robusta.
“Ao aplicar as melhores práticas do sector, a Alumetal consegue transformar o lixo em tesouro. A declaração do produto não só valida o compromisso da Hydro e da Alumetal em impulsionar a sustentabilidade e a responsabilidade na indústria do alumínio, mas também fornece aos nossos clientes e parceiros um conhecimento exato do impacto ambiental da sua cadeia de fornecimento”, diz Hanne Simensen, vice-presidente executivo da Hydro Aluminium Metal.
A reciclagem de alumínio consome apenas 5% da energia necessária para a produção de metal primário, sublinhando a importância do processo para a redução de emissões globais. Com a declaração, os clientes da Alumetal podem rastrear a origem dos materiais e tomar decisões informadas para atingir metas de sustentabilidade, evitando o risco de “greenwashing”.
A aquisição da Alumetal pela Hydro, em 2023, reforçou a sinergia entre as empresas na promoção de práticas sustentáveis, como a implementação de tecnologias avançadas para reciclagem e separação de sucata. O objetivo é garantir que cada peça de alumínio reciclada contribua para um futuro mais limpo e eficiente.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa