A CMZ, fabricante de tornos CNC com 80 anos de experiência no mercado, deu vários passos no último ano com um claro objetivo de expansão internacional. A empresa tem atualmente mais de 550 funcionários e cinco filiais em toda a Europa. Além disso, a empresa aposta no controlo integral dos processos e dispõe de mais de 40.000 m2 de instalações que incluem sete fábricas próprias. Mais de 80% dos componentes das suas máquinas são fabricados nestas fábricas.
A sua vasta gama de tornos CNC cobre um vasto leque de possibilidades de maquinagem. Desde os tornos de torre única até aos tornos de torre múltipla concebidos para uma produção elevada, as suas máquinas estão equipadas para trabalhos de alta precisão. Robustez, potência e fiabilidade são três das caraterísticas que melhor definem estes tornos com mais de 20 anos de vida útil.
A série TA é constituída por tornos de plataforma prismática. A série mais vendida da CMZ permite um elevado grau de configurabilidade, com três comprimentos de mesa (Z400, Z640 e Z1100) e uma grande variedade de cabeçotes compatíveis. Todos os modelos possuem uma torre com motor integrado de 12.000 rpm totalmente arrefecido a óleo, proporcionando elevados níveis de potência e precisão. Para além disso, o carregador de pórtico GL 20II permite a carga e descarga automatizada de até 2 peças de 10 kg cada.
Depois temos a série TD. Estes tornos CNC de leito inclinado foram concebidos para maquinar peças de maiores dimensões e possuem uma torre arrefecida a óleo que atinge 13 kW, 105 Nm e 12.000 rpm. A série TD Z800-Z1350 está posicionada entre a série TA e os tornos de grande dimensão. Por outro lado, a série TD Z2200-Z3200 tem profundidades de bancada de mais de 2 e 3 metros entre o mandril e a ponta, o que permite trabalhar com peças de grandes dimensões. Além disso, como opção, pode ser equipada com um mandril pneumático duplo com um furo passante de 192 mm.
Para as empresas de torneamento de barras que procuram reduzir os seus tempos de ciclo, a gama de tornos multi-torneamento da CMZ oferece soluções para cada tipo de peça. Incluindo a série TTS e a série TTL, ambas as máquinas oferecem alta produtividade e precisão até ao mícron. Os movimentos dos eixos X3 e Z3 permitem funcionalidades únicas: incorporar o cabeçote móvel (opcional), trabalhar com 3 ferramentas em simultâneo e maquinar peças mais longas graças à redução das interferências. Sem dúvida, a gama de tornos multi-torre da CMZ pode ser um grande aliado para quem procura alta produção e fiabilidade.
Por fim, para responder à grande procura de soluções de automatização no mercado, a CMZ propõe a sua gama Gantry Loader. Esta solução permite reduzir os tempos de carga e descarga de peças no processo de produção, desde as mais pequenas até às peças de 50 kg. Além disso, graças ao seu sistema de programação conversacional, o Gantry é fácil de programar e operar, uma vez que o software minimiza a quantidade de informação a ser introduzida pelo utilizador.
O fabrico de tornos CNC potentes, robustos e fiáveis exige um processo de produção fiável e controlado. Para o efeito, a CMZ está empenhada na filosofia ‘home-made’.
A CMZ dispõe atualmente de mais de 40.000 m2 entre as suas sete fábricas, onde produz mais de 80% dos componentes para os seus tornos. Para além disso, este ano adquiriu um terreno de 22.000 m2 onde irá construir a sua oitava unidade de produção.
Desta forma, mais de 80% dos componentes dos seus tornos são fabricados nas suas próprias instalações de produção. Com este objetivo em mente, a empresa realizou numerosos investimentos nos últimos anos, sendo o último a aquisição de um terreno de mais de 22.000 m2 onde irá construir a sua oitava unidade de produção. A empresa fechou o ano de 2023 com um volume de negócios de 100 M€ e grandes planos de expansão: a sua atividade foi consolidada tanto na Turquia como nos Estados Unidos, ambos os países com uma elevada procura de tornos CNC que a CMZ pretende fornecer.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa