Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

McLaren aposta no fabrico aditivo para aumentar o desempenho dos seus novos supercarros

23/10/2024

Em julho deste ano, a McLaren Automotive e a Divergent estabeleceram um acordo para promover o fabrico aditivo na indústria automóvel. Entretanto, o fabricante inglês de supercarros anunciou o lançamento do McLaren W1, o primeiro veículo a integrar peças em titânio impressas em 3D com a inovadora tecnologia DAPS da Divergent, que recorre à IA para otimizar todo o processo de desenho e fabrico.

Imagen

Depois da Bugatti, Aston Martin e Mercedes-AMG, chegou a vez da McLaren Automotive utilizar a tecnologia da empresa americana Divergent Technologies para reduzir o peso de componentes e aumentar o desempenho dos veículos, a sustentabilidade e a eficiência da produção.

A abordagem única da Divergent ao design e fabrico de estruturas complexas vai permitir ao fabricante de carros desportivos integrar designs novos e mais complexos na arquitetura dos seus veículos, ao mesmo tempo que alcança uma maior eficiência de fabrico e apoia uma cadeia de fornecimento mais sustentável.

Numa primeira fase, a McLaren Automotive está a utilizar o Sistema de Produção Adaptativa Divergente (Divergent Adaptive Production System, ou DAPS, na sigla em inglês) para fabricar aditivamente componentes de chassis para a sua nova geração de hipercarros, permitindo-lhe reduzir ainda mais o peso e melhorar o desempenho dinâmico, áreas fundamentais do ADN da empresa.

Imagen

Anunciado no início de outubro, o novo McLaren W1 é o primeiro veículo da marca a incorporar componentes de titânio impressos em 3D utilizados no sistema de suspensão do carro, tais como os amortecedores dianteiros e os braços da suspensão. De acordo com a empresa, estas peças, concebidas e produzidas com recurso ao fabrico aditivo, contribuem de forma decisiva para a excecional capacidade de manobra e dinâmica do W1.

“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Divergent que, tal como a McLaren, demonstrou o seu compromisso com a inovação no fabrico e na engenharia. Esta tecnologia ajudar-nos-á a reduzir ainda mais o peso das nossas estruturas complexas, beneficiando, em última análise, a experiência de condução dos nossos clientes e apoiando a missão da McLaren de ultrapassar os limites do desempenho”, afirmou Michael Leiters, diretor executivo da McLaren Automotive, aquando do anúncio do acordo entre as duas empresas.

Uma tecnologia que promete revolucionar o fabrico automóvel

A plataforma DAPS (Divergent Adaptive Production System), desenvolvida pela Divergent Technologies, combina hardware e software, numa abordagem inovadora para criar estruturas de veículos altamente complexas e otimizadas. Utilizando uma metodologia baseada em inteligência artificial, a DAPS concebe e constrói componentes leves e eficientes, transformando radicalmente a economia de produção automóvel.

Este sistema automatizado é capaz de projetar, fabricar através de impressão 3D e montar componentes de veículos de forma totalmente integrada, a partir de requisitos digitais. A flexibilidade do sistema permite alternar entre diferentes modelos, adaptando-se rapidamente às necessidades da produção.

Sediada na Califórnia, a Divergent Technologies tem a sua própria marca de supercarros, denominada Czinger, utilizada pela empresa para aperfeiçoar internamente a sua abordagem ao design e fabrico aditivo de estruturas complexas.

A caixa de velocidades do hipercarro Czinger C21 foi desenhada e fabricada aditivamente graças à plataforma DAPS, da Divergent...
A caixa de velocidades do hipercarro Czinger C21 foi desenhada e fabricada aditivamente graças à plataforma DAPS, da Divergent.
Ao adotar a tecnologia da Divergent, a McLaren espera não só superar os limites do design e da produção automóvel, mas também estabelecer novos padrões de excelência na indústria, tanto a nível técnico como ambiental

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    30/06/2025

  • Newsletter InterMetal

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial