Quatro funcionárias da Hydro foram homenageadas na quarta-feira, 9 de outubro, pelo seu trabalho na indústria do alumínio. As quatro foram nomeadas como finalistas dos prémios “Women With Metal” na exposição internacional Aluminium em Düsseldorf. Gerd Aalborg Aas foi vencedora na categoria "Unsung Shero".
Da esquerda para a direita: Gerd Aalborg Aas, Katrin Grampp, Lana Hebisch e Leiv Erik Ødegaard, da Hydro, integraram a lista de finalistas do The Aluminium Awards 2024 (Foto: Herman Skjølsvik/Hydro)
Gerd Aalborg Aas foi nomeada vencedora na categoria “Unsung Shero”. Ela é chefe de logística do departamento comercial Aluminium Metal da Hydro, com sede em Oslo. “Sinto-me muito humilde e orgulhosa. Vou levar este prémio à minha equipa. Eles tornam meu trabalho divertido e gratificante todos os dias”, disse Aalborg Aas a partir do palco da Aluminium 2024 em Düsseldorf.
Gerd Aalborg Aas passou 10 anos na indústria do alumínio, trabalhando na área de negócios de alumínio a montante da Hydro. Os colegas dizem que ela é uma mulher que tem uma solução pronta para cada desafio, que mantém a cabeça fria numa crise e que tem um ouvido simpático.
A cerimónia foi a primeira organizada na exposição internacional, sob o lema “As mulheres também podem fazer alumínio”.
Yasmin Ouiriemmi, gestora de produto da Aluminium, afirma que os prémios se destinam a ajudar a promover a igualdade e a diversidade na indústria do alumínio, a reconhecer os feitos notáveis das mulheres e a reforçar a sua posição no sector. Foram atribuídos prémios em cinco categorias: “Unsung Shero”, “Modelo”, “Líder Sustentável e inovador”, “Jovem Líder” e “Aliado Masculino”.
A cerimónia de entrega dos prémios foi realizada em parceria com a Women With Metal, a UK Aluminium Federation e a Aluminium International Today.
“Acredito em ir atrás das oportunidades que se apresentam e tirar o máximo partido delas. Um conselho que eu daria a outras mulheres é que corram riscos. Acreditem em si próprias. Sejam confiantes. Trabalhem de forma inteligente. Não deixem que os preconceitos inconscientes vos retirem a confiança que têm em vós próprias. Aceitem o desafio e confiem na vossa capacidade de alcançar grandes feitos”, diz Gerd Aalborg Aas.
As outras finalistas da Hydro foram:
A Hydro declarou sua ambição de aumentar o equilíbrio de género na empresa, alcançando 25% de mulheres empregadas em cargos permanentes e temporários combinados, e 25% de mulheres em cargos de liderança até 2025.
Depois de anunciar essa meta, a empresa pediu a todas as suas áreas de negócios que desenvolvessem roteiros para cumprir a meta. No final de 2023, a Hydro havia melhorado ligeiramente em relação ao ano anterior, com as mulheres a representar 23% da força de trabalho global. A proporção de mulheres em cargos de liderança era de 20% no final do ano passado.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa