Editorial da revista InterMetal n.º 22
Desengane-se quem pensou que a 4ª revolução industrial levaria a uma menor dependência da mão de obra. A prática tem vindo a demonstrar o contrário. Os avultados investimentos realizados por muitas empresas do setor metalomecânico em tecnologias de automatização de processos não foram suficientes para colmatar a escassez de trabalhadores qualificados. Ou seja, falta-nos um pilar fundamental do novo conceito de indústria 5.0 (detalhado no artigo da página 28 desta edição), que assenta precisamente na interação entre o Homem, a tecnologia e a sustentabilidade.
A falta de mão de obra tem sido, aliás, uma preocupação repetidamente manifestada por todas as associações do setor. Nesta edição, a AIMMAP e a ANEME abordam este tema em particular e deixam propostas para tentar resolver o problema. Em entrevista, o novo presidente da ANEME, Paulo Barradas, defende a urgência de “qualificar uma nova geração de profissionais, num contexto de digitalização e de inovação nos processos produtivos”. Mas para tal é necessário, uma vez mais, investir em tecnologia.
Para os profissionais do setor da chapa metálica, outubro traz uma oportunidade de encontrar novidades nesta área, numa das principais feiras do setor: além de novas máquinas para os mais diversos processos (do corte, à soldadura e estampagem) os expositores da EuroBLECH prometem exibir inovações também no campo da automatização e da digitalização. Além disso, os visitantes vão poder usufruir de um extenso programa paralelo centrado nas tecnologias de ‘fábrica inteligente’.
A crescente procura de produtos, software e equipamentos no âmbito da automatização e digitalização constitui, por si só, uma oportunidade para as empresas nacionais. No artigo de opinião da página 24, Rafael Campos Pereira, vice-presidente executivo da AIMMAP, lembra que a Agenda Mobilizadora ‘Produtech R3 – Recuperação, Resiliência e Reindustrialização’ foi concebida precisamente para “estimular a oferta nacional de tais equipamentos e tecnologias, no sentido de que a modernização de toda a indústria transformadora do nosso país seja promovida e concretizada a partir de produção portuguesa”.
Neste número, destaque ainda para novidades no campo da segurança máquinas e para um caderno especial dedicado às soluções de limpeza e desengorduramento, tradicionalmente pouco ecológicas e sustentáveis. Diversos projetos de investigação nesta área deram origem a produtos e processos amigos do ambiente, desde fluidos inovadores a soluções de aluguer de panos de limpeza que podem ser reutilizados dezenas de vezes, com ganhos para as empresas e para o planeta.
Boa leitura!
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa