A conhecida gama de fresas de topo de metal duro Alimaster, da Mitsubishi Materials, concebida especificamente para a fresagem de alta eficiência de ligas de alumínio, foi ampliada com novas fresas de topo planas de duas e três hélices.
Com um comprimento de corte médio, as novas C2MAL e C3MAL, juntamente com as fresas com revestimento DLC da mesma geometria, constituem as ferramentas ideais para aplicações de profundidade padrão.
Estão também disponíveis fresas extralongas de três hélices, revestidas e não revestidas, com comprimentos de corte extralongos, para fresagem de cantos a 90º e de caixas de grande profundidade. As novas adições são completadas por uma fresa com comprimento de corte padrão, mas com uma haste extralonga. Ambos os tipos estão disponíveis com revestimento DLC e sem revestimento.
O desenvolvimento de toda a gama Alimaster progrediu graças à otimização do substrato de carboneto microgranulado, juntamente com as mais recentes inovações no campo da geometria dos canais e as arestas de corte. A combinação destas caraterísticas permitiu à Alimaster ganhar uma vantagem no atual mercado competitivo da maquinagem de ligas de alumínio. Parte da gama é agora fornecida com um novo revestimento DLC tecnologicamente avançado.
Este revestimento exclusivo proporciona a máxima resistência à soldadura durante a maquinagem a alta velocidade e é particularmente eficaz quando o fornecimento de líquido de refrigeração é reduzido. Além disso, o baixo coeficiente de fricção reduz a resistência ao corte em todos os modos de corte e ajuda a proporcionar uma remoção suave das aparas para evitar o problema comum de entupimento do canal durante a maquinagem de ligas de alumínio a altas velocidades e avanços.
As fresas integrais Alimaster caracterizam-se por uma hélice irregular e arestas de corte polidas. Isto significa que a evacuação de aparas durante a fresagem por pontos ou em rampa e a abertura de ranhuras foi significativamente melhorada, para um desempenho de corte estável e elevado.
Os dois novos tipos de Alimaster apresentam hélices helicoidais irregulares e arestas de corte polidas. A geometria irregular das hélices suprime as vibrações e permite excelentes acabamentos de superfície, enquanto as superfícies altamente polidas das hélices evitam a formação de arestas e facilitam a evacuação das aparas durante a maquinagem. Além disso, as arestas de corte centrais foram otimizadas para proporcionar uma maior resistência e fiabilidade, mesmo durante a fresagem por pontos.
A geometria de raio suave na saída dos canais evita marcas de sobreposição da ferramenta na peça de trabalho após a maquinagem de paredes profundas.
Novos tipos
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa