Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Associação Espanhola de Alumínio organiza uma visita à fábrica de reciclagem da Hydro

08/10/2024
Durante a visita, os porta-vozes da Hydro, da AEA e da Arpal explicaram aos participantes os pormenores do processo de reciclagem do alumínio e a sua importância para o ambiente.

A Associação Espanhola do Alumínio (AEA), que representa mais de 600 empresas do setor, em colaboração com a Associação para a Reciclagem de Produtos de Alumínio (Arpal) e o seu parceiro Hydro Aluminium, de Espanha, organizou uma visita de à fábrica de reciclagem deste último, no dia 2 de outubro.

Fotografia de família dos visitantes das instalações da Hydro Aluminium em Azuqueca de Henares, Guadalajara
Fotografia de família dos visitantes das instalações da Hydro Aluminium em Azuqueca de Henares, Guadalajara.

Mais de 30 participantes visitaram as instalações, incluindo autoridades dos ministérios espanhóis da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico, e da Indústria, Comércio e Turismo.

Durante a visita - que incluiu uma visita guiada à fábrica de reciclagem - porta-vozes da Hydro, da AEA e da Arpal explicaram aos participantes os detalhes do processo de reciclagem do alumínio e a sua importância tanto para o meio ambiente quanto para a economia, já que todo o alumínio recuperado é reciclado. Esta caraterística “torna-o um material circular estratégico de grande valor nos muitos setores em que é utilizado”.

A AEA salienta que 95% do alumínio é reciclável sem qualquer perda de qualidade
A AEA salienta que 95% do alumínio é reciclável sem qualquer perda de qualidade.
Imagen

Um processo eficaz e eficiente

A conferência insere-se no plano de acções e encontros institucionais que a AEA está a levar a cabo “para aumentar o conhecimento da indústria do alumínio no panorama político, económico e social”. Estas acções visam também “fornecer toda a informação necessária para contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas relevantes, enriquecer o diálogo sobre a circularidade e transformá-lo numa alavanca de mudança e influência”.

A AEA sublinha que 95% do alumínio é reciclável sem qualquer perda de qualidade, e que a energia necessária para o reciclar é apenas 5% da necessária para produzir alumínio primário, o que permite uma poupança de 95% da energia investida na sua produção, em cada um dos seus infinitos processos de reciclagem subsequentes.

“Tudo isto”, concluem as mesmas fontes, "sustenta a adequação do alumínio como um material que apoia o caminho para a economia circular. Esta imutabilidade das propriedades através de um processo de reciclagem torna-o numa excelente matéria-prima para a refabricação do mesmo ou de diferentes produtos de alumínio. De facto, 75% de todo o alumínio que foi fabricado nos últimos 100 anos continua a ser utilizado atualmente, graças à reciclagem e à sua elevada durabilidade.

Empresas ou entidades relacionadas

Asociación Española del Aluminio y Tratamientos de Superficie -AEA-
Asociación para El Reciclado de Productos de Aluminio
Hydro Building Systems Portugal (HBSP), S.A.

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial