Sob o lema ‘Innovation across every axis’ (Inovação em todos os eixos), a Schaeffler apresentou na AMB 2024 as suas mais recentes inovações para o setor das máquinas-ferramenta, desenvolvidas para dar resposta às tendências no corte de metais.
Mais da metade dos centros de maquinagem estão equipados com soluções de automatização. Geralmente, os rolamentos utilizados nos eixos lineares e rotativos destas máquinas são os mesmos que os montados na zona de maquinagem. Os requisitos impostos aos rolamentos destes ‘sistemas da manipulação’ em termos de velocidade, carga e precisão são geralmente menos exigentes do que os da área da maquinagem, o que abre possibilidades de otimização.
Com base nas séries contrastadas de eixos rotativos YRTC, YRTS, ZKLDF, OZU e XSU, a Schaeffler vai introduzir no mercado uma nova série de rolamentos para eixos rotativos, que foi desenvolvida especificamente para as soluções de automatização no ambiente das máquinas-ferramenta. “O nosso objetivo consiste em encontrar uma solução ótima para as prioridades conflituantes de função e custo”, disse Christian Straub, manager sector development industrial automation.
As novas séries de rolamentos para eixos rotativos YRTA e YRTAG marcam o início desta campanha de produtos. Têm as mesmas medidas exteriores que a série YRTC. Tanto a precisão do batimento radial como o limite de velocidade foram ligeiramente reduzidas em comparação com os rolamentos YRTC. Como nova característica, os rolamentos para eixos rotativos da série YRTAG combinam o rolamento com os dentes retos do redutor do cliente. Esta integração funcional poupa aos clientes os gastos relacionados com o alinhamento dos dentes separadamente e reduz consideravelmente o espaço e os custos da montagem.
Os motores lineares da série L7 representam não só uma ampliação da gama, mas também uma inovação tecnológica. Estes motores lineares foram desenvolvidos para máquinas-ferramenta de alta precisão com forças máximas de até 24.313 N. Embora já estejam disponíveis no mercado motores com características otimizadas de força máxima ou de perda de potência, os motores lineares L7 combinam ambas as vantagens. Oferecem uma capacidade de aceleração extraordinária, registando ainda um aquecimento inferior. Como resultado, os tempos de ciclo podem ser reduzidos e as elevadas reservas de energia garantem uma alta precisão no contorno da peça.
A empresa Strama-MPS, um dos dez maiores fabricantes de máquinas especiais da Alemanha, desenvolveu a série RT e-cam, uma nova geração de máquinas indexadoras rotativas que requerem um espaço de instalação mínimo e permitem aceder com muita facilidade a toda a tecnologia e às ferramentas. O motor de binário RIB da Schaeffler desloca uma estação a mesa rotativa, que tem mais de 1,5 metros de diâmetro e até 18 dispositivos de fixação, num tempo de ciclo inferior a 0,25 segundos. Para isso, os engenheiros adaptaram com precisão os enrolamentos da bobina do motor de binário RIB a esta aplicação e desenharam o sistema de refrigeração em colaboração com a equipa de desenvolvimento da Strama-MPS. A mesa indexadora rotativa altamente dinâmica está equipada com um rolamento YRTC da Schaeffler e alcança uma precisão de posicionamento de ±3 mm graças à rigidez da construção no seu conjunto.
Com rolamentos desenvolvidos especificamente para a automatização no ambiente das máquinas-ferramenta, a Schaeffler abriu um novo segmento de mercado, ao mesmo tempo que estabeleceu as bases para um maior crescimento. Atualmente, a empresa já está a desenvolver outras séries para a automatização da produção, para abranger a gama mais ampla possível de soluções de automatização e para cumprir o lema ‘Innovation across every axis’ no futuro.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa