O anúncio oficial foi feito por Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) e por Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, na cerimónia de assinatura de um Memorando de Entendimento, decorrida a 23 de setembro, em Wolfsburg, Alemanha.
A designação do Brasil como País Parceiro destaca as ambições de um país dedicado a impulsionar a mudança industrial em direção a uma economia sustentável e a reforçar a sua posição como player nível mundial no domínio das energias renováveis e das tecnologias sustentáveis.
De acordo com a Germany Trade & Invest, a agência de promoção económica internacional da República Federal da Alemanha, o Brasil é a maior economia da América Latina. Com cerca de 216 milhões de habitantes, abundantes recursos agrícolas, matérias-primas e energéticos, bem como um setor industrial diversificado, o país figura entre as principais nações económicas do mundo. Além de ser um dos principais parceiros comerciais da Alemanha, é também um importante local de produção para as empresas daquele país.
Cerimónia de assinatura de um Memorando de Entendimento entre a delegação do Brasil e os responsáveis pela Hannover Messe, decorrida a 23 de setembro, em Wolfsburg, Alemanha.
“O anúncio do Brasil como País Parceiro da Hannover Messe 2026 é uma oportunidade estratégica para reforçar o papel do país como um ator global de inovação e tecnologias industriais. A participação na feira nos ajudará a estabelecer vínculos entre as empresas brasileiras e os principais players da indústria, destacando o nosso potencial competitivo e atraindo investimentos que impulsionarão o avanço sustentável e a digitalização do nosso setor industrial”, refere Jorge Viana.
“O Brasil é o país parceiro ideal para a Hannover Messe 2026, não só devido ao seu papel de liderança global em tecnologias-chave, como as energias renováveis e a digitalização, mas também devido à sua significativa importância geopolítica. A estreita colaboração com o Brasil é de imensa relevância estratégica em meio às mudanças e desenvolvimentos em curso na economia global. Essa combinação faz do Brasil um parceiro indispensável para a Alemanha e a Europa no caminho para garantir um ambiente industrial sustentável e resiliente”, afirma Jochen Köckler.
“Saúdo a parceria entre o Brasil e a Deutsche Messe AG para a edição de 2026 da Hannover Messe. Como a principal feira de tecnologia industrial do mundo, a Hannover Messe proporcionará ao Brasil a oportunidade de mostrar como suas energias renováveis abundantes e competitivas promoverão uma transformação industrial sustentável, uma economia de baixo carbono e as capacidades tecnológicas de suas empresas. As capacidades complementares do Brasil e da Alemanha podem ser utilizadas para promover cadeias produtivas estratégicas para uma economia de baixas emissões”, acrescenta Roberto Jaguaribe, Embaixador do Brasil na Alemanha.
A Alemanha é o principal parceiro económico do Brasil na Europa, com mais de 1.500 empresas de propriedade alemã que geram cerca de 10% do PIB industrial do Brasil e empregam 250.000 pessoas. Dada a mudança do cenário geopolítico, o Brasil desempenha um papel cada vez mais estratégico, especialmente no que diz respeito aos interesses alemães nas áreas da proteção do clima, dos trabalhadores qualificados e das cadeias de abastecimento. No âmbito da sua estratégia de industrialização, o Brasil aposta na revitalização do seu setor industrial, o que faz do país um cliente atrativo para as soluções e produtos apresentados na Hannover Messe.
A Hannover Messe é realizada anualmente no Centro de Exposições de Hanôver. O evento apresenta o estado da arte em produtos e soluções para a automação, digitalização e eletrificação da indústria, e atrai decisores e líderes da indústria de todo o mundo. O conceito de País Parceiro destaca um país em particular todos os anos.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa