Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

A EuroBLECh 2024 irá decorrer de 22 a 25 de outubro, em Hanôver (Alemanha)

Sistema de corte a laser inovador apresentado pela primeira vez na EuroBlech 2024

24/09/2024

O Fraunhofer Institute for Laser Technology ILT e a Automatic-Systeme Dreher GmbH vão apresentar na EuroBlech 2024 uma inovação pioneira no domínio do processamento de chapa metálica: um sistema de corte a laser que aumenta significativamente a fiabilidade do processo e a eficiência da produção através da utilização de inteligência artificial.

No âmbito do projeto DIPOOL...
No âmbito do projeto DIPOOL, Frank Schneider e a sua equipa utilizam a IA e a modulação laser minimamente invasiva (MILM) para otimizar a monitorização e o controlo dos processos no processamento de chapas metálicas. Foto: Fraunhofer ILT, Aachen / Ralf Baumgarten.

Na produção moderna de peças em chapa metálica, especialmente na indústria automóvel, os formatos das bobinas têm de ser cortados com precisão e eficiência, e os requisitos são cada vez mais apertados. Os métodos tradicionais, como a perfuração, estão a atingir os seus limites, especialmente em termos de flexibilidade e conservação de recursos na produção. Além disso, a indústria precisa de monitorizar de forma fiável e segura os processos de produção contínua para evitar interrupções dispendiosas do sistema e perdas de produção. As avarias causadas, por exemplo, por interrupções de corte podem ser detectadas e evitadas numa fase inicial com sensores e mecanismos de controlo adicionais.

Como parte do projeto conjunto DIPOOL (Digital Process Online Optimizer for Intelligent Laser Machines), o Fraunhofer Institute for Laser Technology ILT e os seus parceiros de projeto estão a desenvolver soluções para melhorar a eficiência e a segurança dos processos de corte e soldadura a laser.

O DIPOOL é financiado pelo Ministério Federal Alemão da Educação e Investigação (BMBF) e combina a experiência dos principais parceiros da indústria e da investigação para desenvolver soluções pioneiras para a Indústria 4.0. “O projeto visa utilizar a inteligência artificial e a modulação laser minimamente invasiva para otimizar a monitorização e o controlo do processo no processamento de chapas metálicas, com especial incidência na chapa fina e no corte a laser”, afirma Frank Schneider, gestor do projeto e chefe do grupo de corte do Fraunhofer ILT. “Estas tecnologias permitem detetar desvios do processo em tempo real e fazer ajustes imediatos para aumentar de forma sustentável a fiabilidade e a velocidade de produção. Com o projeto DIPOOL, estamos realmente a estabelecer novos padrões no processamento de chapas metálicas.”

O gestor de projeto DIPOOL, Frank Schneider (à direita), explica...
O gestor de projeto DIPOOL, Frank Schneider (à direita), explica: “O MILM deteta e corrige os erros em tempo real, antes que estes provoquem defeitos de qualidade ou paragens de produção. Isto aumenta a qualidade e a velocidade de produção. Foto: Fraunhofer ILT, Aachen.
O princípio de funcionamento do sistema de monitorização baseia-se num padrão de modulação laser “minimamente invasivo” (MILM). São impostas perturbações mínimas no processo de maquinação, às quais o processo responde continuamente com sinais particularmente caraterísticos e dependentes do estado. A inteligência artificial (IA) pode analisar estes padrões particularmente bem.

Cooperação entre o Fraunhofer ILT e a Dreher Automatio

A Automatic-Systeme Dreher (que usa o nome comercial Dreher Automation), a Fraunhofer ILT e o cliente piloto cooperaram na construção de um sistema de demonstração de corte a laser à escala industrial e na integração da monitorização do sistema com IA e MILM.

A Dreher Automation é um especialista experiente em sistemas de automação na área dos processos de conformação e traz a sua experiência no desenvolvimento de soluções de máquinas de alta precisão. “Combinando um novo tipo de conceção do sistema, o processo de corte de alta velocidade desenvolvido pelo Fraunhofer ILT e a inovadora monitorização do processo, podemos agora maquinar peças em bruto de forma dinâmica com tempos de ciclo extremamente curtos”, explica Schneider.

O sistema, especialmente concebida para maximizar a fiabilidade no processamento de  bobinas, será apresentado pelo Fraunhofer ILT e pela Dreher Automation na EuroBLECH 2024, numa aplicação para processar chapas laminadas a frio.

Os sistemas baseados em IA analisam os sinais do processo em tempo real e detetam até os mais pequenos desvios antes de causarem problemas. O MILM garante que o processo de corte permanece continuamente estável, uma vantagem que minimiza as taxas de rejeitados e aumenta significativamente a produtividade geral do sistema.

“O novo conceito de áreas de trabalho sobrepostas de duas cabeças de processamento com transporte contínuo por correia no sistema permite a máxima flexibilidade e uma produção eficiente em termos de recursos”, explica Hasan Sarac, diretor-geral da Automatic-Systeme Dreher. “Isto significa que cada laser pode processar exatamente o que é necessário. Desta forma, podemos otimizar a colocação e processar componentes de grandes dimensões. Esta é uma vantagem decisiva que torna o fabrico mais rentável na produção automóvel.

Os testes iniciais do sistema de demonstração da Dreher confirmam que este aumenta a fiabilidade do processo...
Os testes iniciais do sistema de demonstração da Dreher confirmam que este aumenta a fiabilidade do processo, a produtividade e a eficiência dos recursos, bem como minimiza o tempo de inatividade do sistema. Foto: Fraunhofer ILT, Aachen.

Perspetivas e próximos passo

O sistema de demonstração implementa as conclusões e os resultados do projeto DIPOOL. O desenho do sistema está principalmente orientado para a produção automóvel, em particular para o corte de componentes estruturais e outras peças de chapa metálica a partir de bobinas. Isto permite poupar imensos custos: o facto de o corte a laser não requer ferramentas dispendiosas, permite economizar tanto no armazenamento como na manutenção. Além disso, eliminam-se os tempos de paragem devido a mudanças de ferramentas.

Os testes realizados demonstram as vantagens da nova conceção do sistema e da produção contínua a partir da bobina: Maior produtividade, menor taxa de refugo e ajuste flexível do contorno de corte na produção experimental. “A nossa colaboração com o Fraunhofer ILT no âmbito do projeto DIPOOL demonstra de forma impressionante como a engenharia mecânica e a tecnologia inovadora podem andar de mãos dadas para criar uma nova referência para a indústria”, resume Hasan Sarac.

Após a apresentação na feira EuroBLECH, os resultados do projeto DIPOOL deverão conduzir à primeira aplicação industrial. Em cooperação com o utilizador-piloto, serão efetuadas as otimizações e extensões necessárias para a produção em série.

Durante a EuroBLECH, os visitantes do stand da Automatic-Systeme Dreher GmbH, 27-H82, poderão obter mais informações sobre o sistema de demonstração e o DIPOOL. Além disso, o Fraunhofer ILT fará uma demonstração do processamento a laser de placas bipolares para a tecnologia do hidrogénio.
Utilizando inteligência artificial e modulação laser minimamente invasiva, os parceiros estão a estabelecer novos padrões de fiabilidade e flexibilidade de processos no processamento de chapas metálicas.

REVISTAS

norelemSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    02/10/2024

  • Newsletter InterMetal

    25/09/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial