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Com a mira nos mercados internacionais

Famel regressa em modo elétrico

12/09/2024

A icónica marca portuguesa de motociclos Famel abriu uma ronda de investimento com o objetivo de produzir em Portugal uma versão elétrica da emblemática XF-17, denominada E-XF.

A nova E-XF é uma versão elétrica da XF-17, lançada na década de 1970
A nova E-XF é uma versão elétrica da XF-17, lançada na década de 1970.

A nova versão da Famel vai incorporar componentes maioritariamente europeus dos quais 50% serão feitos em Portugal, o que, de acordo com a empresa, traz vantagens significativas na pegada ecológica. Paralelamente, a inclusão de materiais sustentáveis em futuras versões e um modelo de negócio que tem uma vertente de personalização, que promove a utilização do veículo por um maior período de tempo, são fatores que pretendem ligar a marca a um estilo de vida sustentável.

“A recuperação da Famel não é apenas sobre a produção de motocicletas, é sobre reacender uma paixão e um legado, ” afirma Joel Sousa, CEO & Re-Founder da Famel, acrescentando que “com o renascimento da icónica XF-17, a Famel não só preserva a sua herança como também se adapta à nova tendência pela procura de soluções de mobilidade sustentáveis e eficientes”.

Joel Sousa, CEO & Re-Founder da Famel, à esquerda, e António Vieira da Silva, Founder and Chairman at Magnify Capital Partners...
Joel Sousa, CEO & Re-Founder da Famel, à esquerda, e António Vieira da Silva, Founder and Chairman at Magnify Capital Partners, durante o evento de apresentação do plano de revitalização à imprensa.

Com planos para iniciar a produção em Anadia, perto de Águeda, a Famel pretende tirar partido da enorme capacidade industrial instalada na região, conhecida por ser o maior produtor de bicicletas da Europa, assim como do know-how no setor das duas rodas e da rapidez com que estes parceiros conseguem produzir em larga escala e com qualidade.

O Fundo Novus gerido pela Magnify Capital Partners, em parceria com o Banco Português de Fomento já investiu 2,45M€, a que se juntará o investimento de entidades privadas. António Vieira da Silva, Founder and Chairman at Magnify Capital Partners, refere que “a ronda de investimento estabelece uma base sólida para a Famel se destacar no crescente mercado de mobilidade elétrica, não apenas em Portugal, mas também nos mercados internacionais”.

Finalizada esta ronda, a Famel estará em condições de acelerar o plano estratégico da empresa de revitalizar a marca e posicionar-se fortemente no mercado de veículos elétricos de 2 rodas alinhando a marca ao atual contexto da crescente procura por soluções de mobilidade ecológica.

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