Sob o lema ‘Safety and Security in transformation', a Pilz apresentou da 32ª edição da BIEMH as suas mais recentes inovações em controladores e sensores de segurança, desenvolvidas para tornar a automação industrial mais segura.
No início de junho, a Pilz exibiu no Centro de Exposições de Bilbao (Espanha), uma série de novidades destinadas a aumentar a segurança das máquinas-ferramenta, nomeadamente, as que se descrevem de seguida:
O sistema de comunicação ponto-a-ponto seguro e normalizado IO-Link Safety é a resposta à crescente procura de automação flexível. Com este sistema, os sensores podem ser integrados rápida e facilmente até ao nível do campo.
O IO-Link Safety oferece novas possibilidades de diagnóstico de dados e contribui para a otimização dos processos, já que os dispositivos que o integram são identificados automaticamente e os dados relevantes acerca do estado da máquina são transmitidos diretamente para o sistema de comando. Desta forma, agiliza-se a substituição de componentes e reduzem-se os tempos de paragem para reparação de máquinas.
O IO-Link Safety está normalizado internacionalmente de acordo com as normas IEC 61139-2 e ISO 13849-1 (SIL 3 de acordo com IEC 61508/62061).
Robustos e fáceis de usar, de sensores de segurança da Pilz cumprem as normas internacionais e foram testados por organismos de certificação. Entre eles, destacam-se:
Evitar tempos de paragem é uma das condições para processos eficientes na logística e produção. O controlador compacto PNOZ multi 2 oferece a máxima flexibilidade e segurança para todos os tipos de veículos autónomos, como AGVs. Graças à estrutura modular, é possível escolher um dispositivo de base e a quantidade de módulos de expansão necessária para a aplicação.
O dispositivo PITreader pode ser utilizado para executar tarefas relacionadas com autorizações de acesso a máquinas e sistemas. As possibilidades vão desde a autorização e autenticação simples do operador até uma matriz de autorização complexa e codificação específica da empresa. O PITreader pode ser operado como aparelho individual ou em combinação com um comando da Pilz. As chaves de transponder com tecnologia RFID estão disponíveis em variantes regraváveis e variantes com autorizações fixas armazenadas. A programação das chaves e ajustes do PITreader é feita de forma rápida e simples através das ferramentas de software correspondentes.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa