Com esta nova plataforma, a Eplan está a concentrar-se em tornar o software ainda mais fácil de utilizar. Uma disponibilidade de dados mais rápida e uma maior profundidade de dados em pontos-chave do processo de criação de esquemas tornam isso possível. Por exemplo, na visão geral das propriedades, na gestão de dispositivos e através de códigos QR ou imagens diretamente nos símbolos dos esquemas. Não só os engenheiros elétricos, mas também os especialistas em produção de quadros elétricos e os técnicos de manutenção e assistência beneficiam das melhorias da próxima versão.
A nova Plataforma Eplan 2025 apoia os utilizadores com a nova pré-visualização de macros na gestão de dispositivos. Para além das imagens já fornecidas na versão atual, estão agora disponíveis aqui outras informações sobre o equipamento, incluindo o modelo 2D, o gémeo digital baseado na disposição do quadro de controlo 3D e a macro de esquemas. Os engenheiros eletrotécnicos podem agora ver rapidamente quais os dados e macros definidos para um motor, por exemplo, sem terem de consultar as propriedades. Isto simplifica consideravelmente a gestão de dispositivos.
Os utilizadores estão bem cientes do desafio que representam componentes como cabos, condutores e bornes, todos com propriedades diferentes, incluindo diâmetros exteriores, raios de curvatura, secções transversais ou o número de pinos. No Eplan 2025, estas propriedades específicas do dispositivo estão imediatamente disponíveis quando um utilizador clica no componente. Isto não se aplica apenas à visão geral das propriedades, mas também estará agora disponível na gestão de dispositivos e no Centro de Inserção. As informações apresentadas também são agora totalmente configuráveis e podem ser definidas individualmente para cada tipo de componente.
O navegador de comentários estará diretamente disponível no menu da faixa de opções. Isto facilita a colaboração entre os designers e a realização de comentários ou correções nos esquemas. Os utilizadores do elemento de colaboração também beneficiarão de melhorias adicionais no navegador de comentários, onde podem criar e gerir os seus próprios comentários na Plataforma Eplan, visualizar o histórico e também guardar informações de estado. A colaboração baseada na nuvem, incluindo a funcionalidade de redlining e greenlining, também pode ser facilmente implementada utilizando a expansão Eplan eView.
Os cabos pré-fabricados são frequentemente o método de eleição para a cablagem de máquinas. Os desafios incluem a definição correta dos mesmos nos esquemas, para não mencionar a determinação dos comprimentos certos para os cabos. A Eplan encontrou uma solução eficiente para ambos os problemas na próxima versão. A cablagem de máquinas atingiu um novo nível com as expansões do Eplan Electric P8 em combinação com o novo Eplan Cable proD. Este novo produto inovador serve de interface entre os modelos 3D dos sistemas MCAD e a informação correta de cablagem do Eplan Electric P8. Os cabos podem ser definidos com precisão, encaminhados e encomendados com os comprimentos corretos.
A troca de dados para layouts de quadros de comando do Eplan em breve também será muito fácil relativamente às réguas de bornes da Phoenix Contact. Com a nova interface do ClipX Engineer, os utilizadores podem exportar réguas de bornes completas do Eplan Pro Panel para a aplicação Phoenix Contact. O ClipX Engineer verifica automaticamente as réguas de bornes, adiciona acessórios em falta ou incorretos e, em seguida, devolve a régua de bornes completa ao Eplan Pro Panel. Assim, as réguas de bornes, incluindo todos os acessórios necessários, podem ser planeadas de forma simples e correta desde o início.
Os utilizadores da Plataforma Eplan 2025 podem, pela primeira vez, ligar imagens relacionadas com o contexto ou códigos QR a símbolos e colocá-los diretamente sobre os símbolos. Ao associar as imagens, estas adaptam-se em conformidade quando são efetuadas alterações. Além disso, os códigos QR oferecem uma profundidade de dados muito maior: basta digitalizá-los para levar os utilizadores diretamente às instruções de instalação ou às informações de manutenção. Isto torna os esquemas mais fáceis de compreender e permite que os técnicos de produção, colocação em funcionamento e manutenção efetuem as suas tarefas mais rapidamente.
As dependências entre cabos e componentes, tais como transformadores de corrente, são automaticamente apresentadas na nova versão do Eplan Electric P8, como parte da Plataforma Eplan, e transferidas para as ligações ou listas de cablagem. Isto significa que as correções demoradas devido à falta de cabos podem ser evitadas na produção. A passagem mecânica de cabos também está disponível no Eplan Pro Panel para layouts de armários de controlo. O software reconhece automaticamente as dependências entre componentes e cabos e encaminha o cabo precisamente através do componente, sem qualquer intervenção manual, o que significa que nenhum cabo pode ser acidentalmente esquecido e que as listas de ligações e de condutores estão completas.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa