A capacidade da metrologia ótica de fornecer medições sem contacto está a tornar-se cada vez mais generalizada. Esta técnica é particularmente útil para utilização em peças com geometrias pequenas ou peças feitas de materiais macios ou suscetíveis de deformação por contacto.
Através da medição com sistemas óticos, as amostras podem ser analisadas minuciosamente, permitindo a obtenção de dados detalhados e precisos num curto espaço de tempo. Isto ajuda a melhorar os processos e a acelerar a tomada de decisões nos vários departamentos envolvidos.
Um dos campos de aplicação mais difundidos da metrologia ótica é a eletrónica. No fabrico de componentes eletrónicos, há muitos componentes que requerem uma análise dimensional: conectores, invólucros de conjuntos eletrónicos, placas de circuito impresso, pinos, etc. Deparamo-nos com pequenas características dimensionais que requerem uma medição exaustiva para garantir o bom funcionamento do componente em questão.
Na indústria médica, existem também algumas aplicações interessantes da metrologia ótica. Por um lado, encontramos a medição de componentes em implantologia dentária onde as pequenas dimensões das geometrias que garantem a qualidade da montagem requerem a utilização da metrologia ótica em combinação com sondas de alta sensibilidade. Do mesmo modo, no fabrico de componentes médicos, como inaladores, doseadores ou seringas, encontramos peças que se deformam muito facilmente, bem como geometrias complexas e, mais uma vez, pequenas dimensões.
As capacidades dos sistemas de metrologia ótica têm um alto desempenho na medição de peças pequenas, e isso significa que outro grande campo de aplicação é a medição de peças de corte ou micro-corte, onde a combinação de apalpação e ótica é mais uma vez indispensável.
Fundada na Alemanha por Carl Zeiss há quase dois séculos, a Zeiss estabeleceu-se como a empresa líder na conceção, desenvolvimento e fabrico de soluções de controlo de qualidade, incluindo sistemas de metrologia ótica. Graças aos seus sensores de última geração com alto grau de automação, eles são capazes de reduzir erros operacionais e garantir alta precisão de medição.
Entre as soluções que compõem a sua geração de metrologia ótica está o Zeiss O-Detect, um dispositivo que oferece operação intuitiva, uma câmara de alta resolução e iluminação flexível para medições precisas num instante. Trata-se de uma solução escalável que permite o uso opcional de uma sonda de varrimento. Oferece ainda a possibilidade de medir alturas no eixo Z certificada pela norma ISO 10360.
Por outro lado, o Zeiss O-Inspect é a combinação perfeita entre a visão e o tato, permitindo a medição através da tecnologia de medição ótica ou de contacto. Uma solução com um amplo campo de visão e imagem de alta definição capaz de realizar medições táteis 3D rápidas e precisas e medições óticas para superfícies delicadas. Tudo isto com a máxima fiabilidade no mais curto espaço de tempo possível. Esta máquina oferece ainda a possibilidade de acrescentar um verdadeiro quarto eixo para a medição de peças rotativas, podendo mesmo efetuar medições por apalpação sem contacto para superfícies delicadas, tais como acabamentos espelhados.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa