Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Projeto piloto tem a duração de três anos

Hydro continua a testar tecnologia de hidrogénio verde em busca do alumínio carbono zero

12/07/2024

O hidrogénio verde pode substituir a energia fóssil na reciclagem do alumínio, permitindo produtos de alumínio zero-carbono. Num projeto-piloto de três anos à escala industrial, a Hydro irá testar a tecnologia do hidrogénio verde na nova unidade de reciclagem da Hydro Høyanger, na Noruega.

A Hydro vai testar o hidrogénio verde como substituto da energia fóssil na reciclagem de alumínio na sua fábrica de Høyanger, na Noruega...
A Hydro vai testar o hidrogénio verde como substituto da energia fóssil na reciclagem de alumínio na sua fábrica de Høyanger, na Noruega. (Fotofrafia: Hydro)

A substituição do gás natural líquido por hidrogénio verde na reciclagem de 100% de sucata pós-consumo é uma das vias mais rápidas para chegar ao alumínio com zero emissões de carbono. No entanto, a refusão do alumínio requer alto calor, um processo energeticamente intensivo que é difícil de alcançar sem energia fóssil, como o gás natural.

Neste piloto, a Hydro vai testar tecnologia com base no primeiro teste de hidrogénio líquido na reciclagem de alumínio concretizado em junho de 2023.

“A Hydro está a percorrer vários caminhos para descarbonizar as nossas operações. Com este piloto, damos mais um passo no nosso caminho para o alumínio com zero carbono. O hidrogónio verde é uma opção com um potencial empolgante para descarbonizar a indústria do alumínio e outras ”, diz Hanne Simensen, vice-presidente executiva da Hydro Aluminium Metal.

A vice-presidente executiva da Hydro, Hanne Simensen (à direita), anunciou o teste de três anos de hidrogénio verde em Høyanger Recycling...
A vice-presidente executiva da Hydro, Hanne Simensen (à direita), anunciou o teste de três anos de hidrogénio verde em Høyanger Recycling, juntamente com o presidente da câmara de Høyanger, Petter Sortland, a diretora de tecnologia e desenvolvimento de mercado da Enova, Astrid Lilliestråle, e o ministro do Clima e Ambiente norueguês, Andreas Bjelland Eriksen. (Fotografia: Jens Christian Boysen/Hydro)

Durante o piloto, o hidrogénio verde alimentará um forno de refusão na unidade de reciclagem de Høyanger. Isso é fundamental para desbloquear o potencial de descarbonização desse combustível renovável no alumínio e fornecerá informações sobre a tecnologia necessária para a mudança de combustível, a qualidade do metal e a infraestrutura necessária para projetos de hidrogénio verde.

Este projeto é possível pela combinação de competências da Hydro quer em energia quer em alumínio. A Hydro Havrand, a unidade de hidrogénio verde da Hydro, recebeu um financiamento do governo norueguês (Enova) de até 83,3 milhões de coroas norueguesas (cerca de 7,2 milhões de euros) para viabilizar este piloto. O alumínio produzido nesta recicladora será usado para reduzir ainda mais a pegada de CO2 dos produtos de alumínio das fundições norueguesas da Hydro.

REVISTAS

Pedir ahoraSiga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    04/09/2024

  • Newsletter InterMetal

    31/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial