Cerca de 500 expositores e mais de 11.100 visitantes são o resultado da GrindingHub 2024, que fechou as suas portas a 17 de maio em Estugarda, após quatro dias de sucesso.
“A feira evoluiu muito bem desde o seu lançamento há dois anos: os números sólidos e a atmosfera positiva na GrindingHub falam por si”, disse Markus Heering, diretor-geral da organizadora VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta). Sebastian Schmid, vice-presidente da Messe Stuttgart, acrescentou: “A retificação é um dos processos de maquinagem mais importantes. Estamos muito satisfeitos por podermos oferecer, pela segunda vez, uma plataforma à comunidade da tecnologia de retificação aqui em Estugarda. Isto confirma que, com esta feira, estamos a satisfazer uma necessidade importante da indústria.”
A edição deste ano da GrindingHub foi particularmente especial para a Anca: o fabricante australiano de máquinas CNC celebrou o seu 50º aniversário em grande estilo durante o evento. H. Pat Boland, um dos fundadores da empresa, salientou que a GrindingHub “rapidamente se tornou na principal feira mundial para a indústria de retificação de ferramentas e é o local perfeito para encontrar expositores e clientes de todo o mundo".
No inquérito aos visitantes, 42 por cento dos inquiridos afirmaram ter viajado do estrangeiro, vindos de 75 países. A maioria veio da Suíça, Itália, Áustria, Turquia e França. Um em cada dez visitantes da feira deslocou-se a Estugarda, vindo da Ásia, para conhecer as inovações da tecnologia de retificação: “Vale a pena visitar a GrindingHub, uma vez que muitos intervenientes mundiais expõem aqui e são apresentadas as mais recentes tecnologias”, afirmou K. Raghavendra Rao, diretor-geral da empresa indiana G P Net India. Martin Storr, sócio-gerente do fabricante de lubrificantes Oelheld, sediado em Estugarda, mostrou-se muito satisfeito por receber convidados de todo o mundo: “Estamos muito contentes com a crescente internacionalidade que foi claramente evidente no evento deste ano. Em comparação com a estreia da feira em 2022, a qualidade dos visitantes melhorou: cerca de 90% afirmaram estar envolvidos em decisões de compra e aquisição na sua empresa. Mais de 80% dos decisores vieram à feira com intenções firmes de investimento. Quarenta e dois por cento deles já estavam a planear fazer investimentos nos próximos seis meses. ”Isto deverá encorajar os fabricantes para o resto do ano, especialmente tendo em conta a atual situação económica", afirmou Heering.
Tal como na estreia da GrindingHub há dois anos, os visitantes da feira avaliaram-na de forma geral muito positivamente. 88% disseram que recomendariam a visita a outras pessoas. Os visitantes acreditam que o certame tornar-se-á ainda mais importante no futuro. Holger Allmendinger, diretor-geral da Alku-Diamantwerkzeuge, uma empresa familiar de Baden-Württemberg, concorda: “Conheci fabricantes de ferramentas, fabricantes de líquidos de refrigeração e fabricantes de máquinas de retificação: tudo o que tem a ver com a retificação estava aqui representado. Nenhuma outra feira é tão compacta como a GrindingHub”.
Cerca de 500 expositores de 31 países expuseram pela primeira vez na GrindingHub as suas mais recentes soluções, produtos e tecnologias para toda a cadeia do processo de retificação. “Com esta segunda edição, a GrindingHub já se estabeleceu como um dos principais pontos de encontro para o setor da tecnologia de retificação. Graças ao claro enfoque temático, encontrámos os nossos grupos-alvo em Estugarda: fabricantes de ferramentas, fornecedores de serviços de retificação e as indústrias de processamento de madeira e metal. O nosso stand foi muito visitado desde o primeiro minuto”, referiu Andreas Böhm, CEO do Grupo Vollmer.
De acordo com o inquérito aos visitantes, 36% dos visitantes eram profissionais do setor da engenharia mecânica e de instalações, cerca de um quinto do fabrico de ferramentas e moldes e da mecânica de ferramentas de corte e 16% da construção automóvel e de veículos motorizados. A feira proporcionou a todos os expositores oportunidades para atrair novos clientes, desde empresas internacionais a empresas em fase de arranque. “Os resultados obtidos até à data refletem o efeito positivo da feira. Estamos confiantes de que a GrindingHub nos dará um impulso considerável”, afirmou H. Pat Boland, da Anca.
Arne Mücke, diretor-geral da Tetralytix GmbH em Hannover, acrescentou: “A GrindingHub representa uma oportunidade atrativa para apresentar o nosso software de simulação especificamente a potenciais clientes. Além disso, Estugarda está convenientemente localizada para um contacto pessoal com os clientes existentes na região sul”. Heering expôs com a sua empresa pela primeira vez na GrindingHub e fez parte do Startup Hub, um stand especial para empresas jovens e inovadoras.
Heering resumiu: “Com a segunda edição, conseguimos estabelecer a GrindingHub como um ponto de encontro internacional para a indústria da tecnologia de retificação. O coração do setor bate em Estugarda”.
A próxima GrindingHub irá decorrer de 5 a 8 de maio de 2026, em Estugarda.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa