Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Na sua segunda edição, a GrindingHub estabeleceu-se como a plataforma ‘perfeita’ para expositores e clientes de todo o mundo

O coração da comunidade de tecnologias de retificação bate em Estugarda

Tobias Beckmann, Consultor, VDW19/06/2024

Cerca de 500 expositores e mais de 11.100 visitantes são o resultado da GrindingHub 2024, que fechou as suas portas a 17 de maio em Estugarda, após quatro dias de sucesso.

“A feira evoluiu muito bem desde o seu lançamento há dois anos: os números sólidos e a atmosfera positiva na GrindingHub falam por si”, disse Markus Heering, diretor-geral da organizadora VDW (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas-Ferramenta). Sebastian Schmid, vice-presidente da Messe Stuttgart, acrescentou: “A retificação é um dos processos de maquinagem mais importantes. Estamos muito satisfeitos por podermos oferecer, pela segunda vez, uma plataforma à comunidade da tecnologia de retificação aqui em Estugarda. Isto confirma que, com esta feira, estamos a satisfazer uma necessidade importante da indústria.”

Cerca de 500 expositores e mais de 11.100 visitantes: este foi o saldo da GrindingHub 2024
Cerca de 500 expositores e mais de 11.100 visitantes: este foi o saldo da GrindingHub 2024.

A edição deste ano da GrindingHub foi particularmente especial para a Anca: o fabricante australiano de máquinas CNC celebrou o seu 50º aniversário em grande estilo durante o evento. H. Pat Boland, um dos fundadores da empresa, salientou que a GrindingHub “rapidamente se tornou na principal feira mundial para a indústria de retificação de ferramentas e é o local perfeito para encontrar expositores e clientes de todo o mundo".

Um íman de visitantes

No inquérito aos visitantes, 42 por cento dos inquiridos afirmaram ter viajado do estrangeiro, vindos de 75 países. A maioria veio da Suíça, Itália, Áustria, Turquia e França. Um em cada dez visitantes da feira deslocou-se a Estugarda, vindo da Ásia, para conhecer as inovações da tecnologia de retificação: “Vale a pena visitar a GrindingHub, uma vez que muitos intervenientes mundiais expõem aqui e são apresentadas as mais recentes tecnologias”, afirmou K. Raghavendra Rao, diretor-geral da empresa indiana G P Net India. Martin Storr, sócio-gerente do fabricante de lubrificantes Oelheld, sediado em Estugarda, mostrou-se muito satisfeito por receber convidados de todo o mundo: “Estamos muito contentes com a crescente internacionalidade que foi claramente evidente no evento deste ano. Em comparação com a estreia da feira em 2022, a qualidade dos visitantes melhorou: cerca de 90% afirmaram estar envolvidos em decisões de compra e aquisição na sua empresa. Mais de 80% dos decisores vieram à feira com intenções firmes de investimento. Quarenta e dois por cento deles já estavam a planear fazer investimentos nos próximos seis meses. ”Isto deverá encorajar os fabricantes para o resto do ano, especialmente tendo em conta a atual situação económica", afirmou Heering.

Mais uma vez, este ano, tudo girou em torno da tecnologia de retificação no encontro internacional da indústria
Mais uma vez, este ano, tudo girou em torno da tecnologia de retificação no encontro internacional da indústria.

A importância crescente da feira

Tal como na estreia da GrindingHub há dois anos, os visitantes da feira avaliaram-na de forma geral muito positivamente. 88% disseram que recomendariam a visita a outras pessoas. Os visitantes acreditam que o certame tornar-se-á ainda mais importante no futuro. Holger Allmendinger, diretor-geral da Alku-Diamantwerkzeuge, uma empresa familiar de Baden-Württemberg, concorda: “Conheci fabricantes de ferramentas, fabricantes de líquidos de refrigeração e fabricantes de máquinas de retificação: tudo o que tem a ver com a retificação estava aqui representado. Nenhuma outra feira é tão compacta como a GrindingHub”.

Cerca de 500 expositores de 31 países expuseram pela primeira vez na GrindingHub as suas mais recentes soluções, produtos e tecnologias para toda a cadeia do processo de retificação. “Com esta segunda edição, a GrindingHub já se estabeleceu como um dos principais pontos de encontro para o setor da tecnologia de retificação. Graças ao claro enfoque temático, encontrámos os nossos grupos-alvo em Estugarda: fabricantes de ferramentas, fornecedores de serviços de retificação e as indústrias de processamento de madeira e metal. O nosso stand foi muito visitado desde o primeiro minuto”, referiu Andreas Böhm, CEO do Grupo Vollmer.

No inquérito aos visitantes, 42% dos inquiridos afirmaram ter viajado do estrangeiro, sendo provenientes de 75 países...
No inquérito aos visitantes, 42% dos inquiridos afirmaram ter viajado do estrangeiro, sendo provenientes de 75 países. A maioria provinha da Suíça, Itália, Áustria, Turquia e França.

De acordo com o inquérito aos visitantes, 36% dos visitantes eram profissionais do setor da engenharia mecânica e de instalações, cerca de um quinto do fabrico de ferramentas e moldes e da mecânica de ferramentas de corte e 16% da construção automóvel e de veículos motorizados. A feira proporcionou a todos os expositores oportunidades para atrair novos clientes, desde empresas internacionais a empresas em fase de arranque. “Os resultados obtidos até à data refletem o efeito positivo da feira. Estamos confiantes de que a GrindingHub nos dará um impulso considerável”, afirmou H. Pat Boland, da Anca.

Arne Mücke, diretor-geral da Tetralytix GmbH em Hannover, acrescentou: “A GrindingHub representa uma oportunidade atrativa para apresentar o nosso software de simulação especificamente a potenciais clientes. Além disso, Estugarda está convenientemente localizada para um contacto pessoal com os clientes existentes na região sul”. Heering expôs com a sua empresa pela primeira vez na GrindingHub e fez parte do Startup Hub, um stand especial para empresas jovens e inovadoras.

Heering resumiu: “Com a segunda edição, conseguimos estabelecer a GrindingHub como um ponto de encontro internacional para a indústria da tecnologia de retificação. O coração do setor bate em Estugarda”.

A próxima GrindingHub irá decorrer de 5 a 8 de maio de 2026, em Estugarda.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    14/04/2025

  • Newsletter InterMetal

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial