Pela primeira vez, graças à tecnologia laser da Trumpf, os fabricantes de automóveis e baterias podem reciclar baterias usadas ou defeituosas de carros elétricos, à escala industrial.
A empresa de alta tecnologia Trumpf desenvolve sistemas laser que cortam em segurança as baterias usadas, de forma a extrair as matérias-primas valiosas das lâminas que as compõem. “A reciclagem de baterias faz sentido do ponto de vista ecológico e, graças à tecnologia laser, agora também pode ser realizada de forma bastante económica”, diz Hagen Zimer, diretor do departamento de tecnologia laser da Trumpf. A empresa alemã apresenta pela primeira vez os seus novos processos a laser para o setor das baterias na feira Battery Show Europe 2024, que decorre até 20 de junho em Estugarda.
Atualmente, não é possível produzir baterias para carros elétricos sem matérias-primas valiosas como o cobalto, o lítio ou o níquel. No entanto, além dos elevados custos de extração, a cadeia de valor destes materiais enfrenta desafios como a baixa sustentabilidade e a inconstância das cadeias de abastecimento. Por outro lado, este mercado está sujeito a regulamentação cada vez mais apertada, com a UE a exigir uma taxa de reciclagem de até 90%. "A indústria tem de começar a reciclar em grande escala. Isto significa que existe um potencial enorme no mercado dos processos de reciclagem de baterias a laser”, afirma Alexander Sauer, diretor do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e Automação IPA. Só na Europa, a indústria terá de reciclar anualmente 570 mil toneladas de material de baterias a partir de 2030.
O corte de baterias usadas ou defeituosas com tecnologia laser permite aumentar a reciclagem. Foto: Trumpf
Os elétrodos das novas baterias são criados como tiras de uma lâmina revestidas com cobalto e níquel. Numa futura fábrica de reciclagem, os processos a laser podem remover a fina camada de material que cobre a lâmina. Os fabricantes podem recolher o valioso pó, que até aqui ia para a sucata ou para aterro, e processá-lo para utilização em novos revestimentos.
No futuro, a tecnologia laser poderá também ser utilizada para reciclar a totalidade dos elementos que compõem as baterias. A tecnologia laser é a única forma de garantir um desmantelamento eficiente e automatizado, por exemplo, para remover os invólucros das baterias ou cortar os cabos. Em seguida, as matérias-primas podem ser selecionadas e as células da bateria que ainda são utilizáveis podem ser separadas e reutilizadas diretamente. Até aqui, o desmantelamento de baterias de automóveis elétricos tem sido um processo manual, intensivo, moroso e por vezes perigoso para os trabalhadores.
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