norelem: mais de 60.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

As chumaceiras com flange da igus tornaram-se inteligentes

05/06/2024
A nova geração de chumaceiras esféricas igubal está equipada com um sistema de manutenção preditiva.

Avarias dispendiosas em máquinas e veículos devido a falhas não detetadas nas chumaceiras em aplicações exigentes: em breve isto será uma coisa do passado graças à nova geração de chumaceiras com flange de dois e quatro furos. A sua caraterística especial é que estas chumaceiras, que são feitas de plástico de elevada performance isentas de lubrificação, estão equipadas com sensores miniatura sem fios, permitindo a monitorização do estado e a manutenção preditiva.

Ligadas em rede de forma inteligente com o igubal i...
Ligadas em rede de forma inteligente com o igubal i.Sense: a nova geração de chumaceiras com flange da igus monitoriza permanentemente o estado das chumaceiras de forma a evitar danos dispendiosos e tempos de paragem. (Fonte: igus GmbH)

Os técnicos vêm tudo no smartphone: um transportador de um sistema de descarga de garrafas de cerveja tem uma das chumaceiras com flange que está a atingir o seu limite de desgaste. Anteriormente, este problema poderia não ser detetado e causar uma falha dispendiosa no sistema. Hoje em dia, no entanto, o técnico pode simplesmente substituir a chumaceira durante uma pausa na produção, sabendo com certeza que as centenas de outras chumaceiras também comunicam com ele. “Este cenário já não é ficção científica. Como parte da nossa gama de smart plastics, estamos gradualmente a equipar os casquilhos e as chumaceiras em plásticos de elevada performance com sensores ligados em rede, “diz Thomas Preißner, Diretor da Unidade de Negócio das chumaceiras esféricas igubal na igus.” As nossas chumaceiras com flange de dois e quatro furos da série igubal também permitem agora a monitorização do estado e a manutenção preditiva para evitar danos imprevistos.”

As chumaceiras com flange transmitem sem fios o seu estado

E é assim que as novas chumaceiras da Indústria 4.0 funcionam: a igus integra um sensor de desgaste na calota esférica em polímero: numa fina placa de circuito impresso junto à superfície deslizante. Há também uma bateria para alimentação sem cabos. Isto significa que as chumaceiras autocompensadoras podem continuar a rodar de forma independente. O desgaste interrompe os circuitos condutores na placa impressa. Se a eletrónica perder o sinal de um circuito condutor, significa que o desgaste atingiu um determinado nível. O sensor transmite um sinal digital através de uma rede de longo alcance (LoRa), um standard sem fios para a Internet das Coisas que é conhecido pela sua eficiência energética. O recetor é um módulo i.Cee para quadro elétrico, que analisa os dados. O software associado sabe quando o circuito condutor é desativado e indica a percentagem de desgaste. Com o tempo, o próprio sensor desgasta-se camada a camada, paralelamente à superfície deslizante da chumaceira. Ele continuará a enviar sinais que permitem tirar conclusões sobre o estado da chumaceira. Os utilizadores podem verificar a vida útil restante e a data de manutenção num painel de controlo através da internet, ao qual podem aceder a partir de qualquer lugar do mundo com um PC, tablet ou smartphone.

A companhia nacional de caminhos-de-ferro do Luxemburgo é o primeiro cliente piloto a utilizar chumaceiras com flange inteligentes

As novas chumaceiras com flange estão atualmente em fase de protótipo. No entanto, já convenceram este cliente-piloto: a Société National des Chemins de Fer Luxembourgeois (CFL). A companhia nacional de caminhos-de-ferro do Luxemburgo tem um sistema de lavagem com 200 metros de comprimento que lava diariamente os comboios regionais e de longa distância. No passado, as avarias nos rolamentos do carro do pórtico da máquina de lavar levavam repetidamente a falhas dispendiosas do sistema. Por esse motivo, o operador abandonou os rolamentos de esferas standard lubrificados e, em vez disso, passou a utilizar as chumaceiras esféricas da igus nos alojamentos das chumaceiras UC. A vantagem é que as calotas esféricas feitas em polímeros de elevada performance são resistentes à corrosão, resistem a químicos e permitem uma operação a seco de baixo atrito e sem manutenção graças aos lubrificantes sólidos incorporados. “Os rolamentos de esferas têm de ser lubrificados de poucas em poucas semanas, o que consome muito tempo”, diz Mike Feinen, Diretor de Manutenção da CFL. “Assim, eliminámos este problema da manutenção.“Diz Thomas Preißner:”A nova funcionalidade da ligação em rede entre todas as chumaceiras é a cereja no topo do bolo. Graças à monitorização contínua do estado, a CFL pôde evitar paragens, planear idealmente os trabalhos de manutenção e maximizar a vida útil das chumaceiras em polímero.”

Saiba mais sobre a monitorização inteligente do estado e a manutenção preditiva no sistema de lavagem de comboios da CFL aqui: https://www.igus.pt/info/smart-plastics-train-washing

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    19/06/2024

  • Newsletter InterMetal

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial