norelem: mais de 60.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Nova solução de IA promete transformar a maquinagem CNC

09/05/2024

A CloudNC - empresa de tecnologia de fabrico apoiada pela Autodesk e pela Lockheed Martin - anunciou o lançamento do Cutting Parameters AI, um novo módulo do CAM Assist que gera automaticamente - e em poucos segundos - os avanços e velocidades corretos, baseados na física, para praticamente qualquer cenário de maquinagem CNC.

A definição de novos avanços e velocidades para operações de maquinagem CNC é uma tarefa árdua e morosa, que envolve uma experimentação manual considerável. Como resultado, muitos programadores CAM são forçados a confiar numa abordagem de ‘one-size fits all’ para a maquinagem de componentes, em vez de adaptarem definições específicas para cada percurso de ferramenta, o que resulta numa produtividade mais baixa, tempos de ciclo ineficientes e acabamentos de superfície abaixo do ideal.

Imagen

O módulo Cutting Parameters AI resolve este problema através da utilização de modelos que permitem aos utilizadores definir facilmente e em poucos momentos avanços e velocidades baseados na física para cada percurso de ferramenta, dentro dos seus pacotes de software CAM e fluxos de trabalho existentes. Com o Cutting Parameters AI, os maiores constrangimentos à remoção mais rápida de material em qualquer corte único são sempre visíveis para o operador, permitindo-lhe tomar medidas imediatas para aumentar a produtividade. Além disso, esta solução pode fornecer avanços seguros e velocidades de arranque para materiais e com ferramentas com as quais o utilizador nunca trabalhou antes, aumentando drasticamente as operações corretas à primeira.

Como resultado, a CloudNC espera que os utilizadores do Cutting Parameters AI - fornecido como um novo módulo da sua solução CAM Assist existente, que gera estratégias de maquinagem para componentes de 3 eixos e 3+2 eixos - beneficiem imediatamente de parâmetros de corte instantâneos adaptados a qualquer cenário, resultando em otimizações de produtividade de pelo menos 20% nas suas operações de maquinação.

Theo Saville, cofundador e CEO da CloudNC, afirmou: "O Cutting Parameters AI é a primeira solução que fornece automaticamente avanços e velocidades razoáveis que podem ser aplicados em praticamente qualquer cenário de maquinagem, por um utilizador com qualquer nível de competências. É um passo em frente na aceleração de um dos aspetos mais complicados e morosos da maquinagem e reduzirá substancialmente o tempo que os utilizadores de CAM gastam a configurar, ao mesmo tempo que aumenta substancialmente o que podem alcançar com uma máquina CNC”.

Imagen

Quando se fabricam novos componentes numa máquina CNC, há tantos fatores a considerar ao selecionar avanços e velocidades que determinar a melhor opção é moroso para um engenheiro CAM experiente e desconcertante para alguém novo na indústria.

Parâmetros de corte demasiado agressivos resultam em ferramentas partidas ou desgastadas e peças rejeitadas. Da mesma forma, manter uma gama conservadora e segura de velocidades de corte torna o processo ineficiente.

Além disso, os parâmetros de corte que são bons para um percurso de ferramenta podem ser menos adequados para outros, mas programar parâmetros diferentes para cada operação é demasiado complicado e difícil para todos, exceto para os lotes maiores. Além disso, a introdução de novos tipos de ferramentas (ou materiais) leva à sobrecarga de criar predefinições e introduzir os dados no software CAM.

O Cutting Parameters AI resolve estes problemas aplicando a IA. Ao utilizar o software, o modelo físico recomenda imediatamente os avanços e velocidades adequados, combinando o seu conhecimento da indústria e a sua compreensão do contexto de corte. Identifica e modela os fatores que, em última análise, condicionam o processo de maquinagem, tais como a dinâmica de corte, o material da peça e da ferramenta, a geometria do suporte da ferramenta e os modelos de acabamento da superfície. Em seguida, combina modelos de aprendizagem automática e um modelo 3D detalhado da física do processo de corte para fornecer uma recomendação ao utilizador.

A interface do utilizador também permite uma configuração flexível e intuitiva das restrições aplicáveis, permitindo ao utilizador obter rapidamente uma recomendação adaptada à sua utilização e especificações específicas.

REVISTAS

Walter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    19/06/2024

  • Newsletter InterMetal

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial