norelem: mais de 60.000 peças normalizadas
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Hexagon acelera processos de fabrico complexos na produção de moldes e matrizes

02/05/2024

A divisão de Manufacturing Intelligence da Hexagon desenvolveu um novo pacote de software, HxGN Mould & Die, dedicado ao design e fabrico assistido por computador, engenharia e automação, para permitir que os fabricantes de moldes, matrizes e ferramentas aumentem a eficiência, reduzam os custos e produzam ferramentas de alta qualidade para os seus clientes em indústrias que vão desde a automóvel à aeroespacial.

A Hexagon Manufacturing Intelligence concebeu o conjunto de soluções CAD/CAM para que os projetistas e fabricantes de moldes atinjam a excelência operacional no desenho e fabrico de moldes de injeção, matrizes progressivas, matrizes de conformação e ferramentas semelhantes.

O novo pacote de software HxGN Mould & Die foi desenhado para aumentar a eficiência na indústria de moldes, matrizes e ferramentas...
O novo pacote de software HxGN Mould & Die foi desenhado para aumentar a eficiência na indústria de moldes, matrizes e ferramentas.

As capacidades deste pacote incluem CAD/CAE (desenho e engenharia assistidos por computador) para o desenho de moldes de injeção de plástico, CAD/CAE para o desenho de matrizes progressivas, CAD para a preparação do fabrico, CAM para a programação de máquinas-ferramentas CNC (código numérico computorizado), simulação de processos e verificação e otimização do código G, inteligência de produção no chão de fábrica e automatização e colaboração com base no Nexus, a plataforma de realidade digital da Hexagon. As ferramentas de simulação do ‘suite’ ajudam os fabricantes a compreender a viabilidade e o custo dos processos de fabrico de moldes com informação acionável.

“Pegámos em tudo o que sabemos sobre o fabrico de moldes e matrizes, incluindo as nossas melhores tecnologias Hexagon, para criar um conjunto especializado que permite às fábricas de moldes e matrizes de qualquer dimensão obter os melhores resultados mais rapidamente”, explica Chuck Mathews, diretor-geral de software de produção da Hexagon. “A sua vantagem competitiva é reforçada com o Nexus, que liga o software de ambiente de trabalho através da nuvem para oferecer mais oportunidades de automatização e colaboração. Também oferece às equipas uma forma fácil de partilhar modelos 3D com os clientes através de uma visualização segura baseada na Web e de consolidar o acesso a bibliotecas de ferramentas e materiais a partir das suas aplicações de desktop.”

“O pacote HxGN Mould and Die é um desenvolvimento empolgante que combina os desafios dos nossos clientes com o nosso profundo conhecimento do setor para conseguir mais. Estamos a reorientar a inovação para reunir as tecnologias do nosso ecossistema e ajudar as equipas de produção a tomar decisões mais informadas e mais rápidas”, acrescenta Parth Joshi, diretor de produto e tecnologia da Hexagon.

Para os fabricantes de moldes de injeção de plástico, o pacote oferece ferramentas de desenho e engenharia, simulação de fluxo, engenharia inversa, desenho automatizado de elétrodos e maquinagem CNC. Baseia-se no software VISI e WorkNC da Hexagon e oferece capacidades completas de programação CAM multieixos, modelação direta de sólidos e superfícies. Suporta a construção, edição e reparação de geometria 3D complexa. As ferramentas de engenharia inversa permitem que os fabricantes de moldes criem eficazmente modelos sólidos a partir de dados digitalizados, uma capacidade crucial para a reparação e redesenho de moldes e para a criação de modelos sólidos para fabrico quando os ficheiros CAD não estão disponíveis.

O HxGN Mould and Die oferece aos fabricantes de moldes de injeção de plástico ferramentas de desenho e engenharia, simulação de fluxo...
O HxGN Mould and Die oferece aos fabricantes de moldes de injeção de plástico ferramentas de desenho e engenharia, simulação de fluxo, engenharia inversa, desenho automatizado de elétrodos e maquinagem CNC.

O pacote também fornece ferramentas de análise do fluxo de plástico que ajudam as equipas de produção a produzir moldes rentáveis e fiáveis com o desempenho exigido. Estas poderosas funcionalidades de simulação são fáceis de utilizar, garantindo que os técnicos não especializados em engenharia ou menos experientes obtenham os melhores resultados. A criação de moldes de injeção complexos ou difíceis de maquinar é ainda mais simplificada com o design e a simulação automatizados de elétrodos EDM e dos suportes associados.

Para os fabricantes de moldes progressivos, o HxGN Mould and Die oferece um fluxo de trabalho interligado com ferramentas de desenho e engenharia, simulação e produção. Permite a implementação passo-a-passo de modelos de superfície e sólidos, dando aos designers um maior controlo sobre o desenvolvimento de cada etapa de formação. As funcionalidades de desenho flexível em camadas e a capacidade de simular o desempenho das mesmas em qualquer fase do processo de desenho facilitam a análise rápida dos resultados das alterações de desenho. O software também ajuda os fabricantes a prever o 'springback' e oferece estratégias de compensação quando são detetados problemas com o desempenho do material.

O pacote ajuda as empresas a utilizar plenamente as máquinas-ferramentas avançadas, utilizando o software de confiança Hexagon VISI e WorkNC para ajudar os programadores a otimizar os ciclos de maquinagem e as estratégias de corte especializadas específicas para a produção de moldes. Antes da maquinagem, os programas CNC podem ser simulados e verificados utilizando o NCSIMUL, o software de simulação de código G do suite, que incorpora todo o ambiente de maquinagem para gerar um gémeo digital eficaz da máquina, da peça e dos processos.

REVISTAS

Siga-nosWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    19/06/2024

  • Newsletter InterMetal

    12/06/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial