O mercado das peças fundidas e forjadas evolui de forma dinâmica e as empresas que nele atuam são constantemente confrontadas com novos desafios. Mas, também com novas oportunidades, como é o caso da crescente procura de peças de alta qualidade. E é exatamente aqui que a CastForge entra em jogo. A edição deste ano da principal feira sobre fundição e forja de metais realiza-se de 4 a 6 de junho em Estugarda e, para além de fundições e fábricas de forja, a feira conta também com um grande número de processadores entre os expositores.
A empresa EMB Zerspanungstechnik GmbH vai expor pela primeira vez na CastForge. Steffen Dittmann, diretor de vendas da empresa, fez os seguintes comentários em relação à situação do mercado: "As condições actuais da indústria de fundição podem ser consideradas críticas. Os elevados custos energéticos e as novas regulamentações governamentais, por exemplo, o aumento dos preços do CO2, estão a conduzir a uma menor procura. Os clientes finais estão, por isso, a utilizar cada vez mais benchmarks para comparar fundições e processos de trabalho a jusante, por exemplo, o processamento mecânico. As fundições que investiram continuamente nas suas máquinas e se concentraram na automatização nos últimos anos têm vantagens neste domínio. Se uma fundição e um processador cooperarem como uma equipa poderosa e bem coordenada, os clientes finais beneficiam desta parceria."
Mais de 400 empresas já se inscreveram na CastForge 2024 com o objetivo de cultivar e estabelecer relações comerciais. Entre estas empresas encontra-se um grande número de processadores que oferecem soluções personalizadas. A Hennig GmbH é uma delas. “Somos uma empresa especializada em corte de metais e estaremos presentes na CastForge pela segunda vez. Os problemas de abastecimento a nível mundial com rotas de transporte dispendiosas e demoradas estão a afetar negativamente muitos compradores. Podemos atuar aqui como um parceiro ideal para fundições, fábricas de forja, OEMs e clientes finais. Para além do tradicional corte de metal, realizamos processos como mandrilagem de perfis, endurecimento indutivo e gravação a laser. A CastForge irá permitir-nos não só fortalecer a relação com os nossos clientes, mas também descobrir novos parceiros-alvo para o nosso aprovisionamento. Os compradores que procuram um processador de peças maquinadas complexas para as suas peças em bruto encontraram em nós o parceiro certo”, afirma Claudius Hennig, diretor-geral da Hennig.
A participação na CastForge será uma estreia para a Tallag Saalfeld GmbH. Com mais de 550 trabalhadores, a empresa é especializada na produção de componentes e conjuntos de sistemas altamente complexos. Estes são uma parte elementar das cadeias de valor acrescentado dos seus clientes. “Não somos fazedores de milagres, mas somos convincentes no que respeita à precisão e à qualidade. A CastForge é uma oportunidade para apresentarmos a nossa carteira de serviços no domínio do processamento mecânico. Esta plataforma permite-nos estabelecer novos contactos e reforçar a cooperação com os parceiros existentes. Estaremos presentes na feira com uma equipa de vendas, tecnologia e compras para nos posicionarmos como um fornecedor de sistemas fiável para a indústria automóvel e outras indústrias”, afirma Thomas Ose, key account manager da Tallag.
De acordo com a Organização Mundial de Fundição (WFO), a Turquia ocupa o segundo lugar no mercado europeu da fundição e o sétimo a nível mundial, com uma produção total superior a 3 milhões de toneladas. E está preparada para um maior crescimento, posicionando o país como um potencial líder na produção europeia. A indústria turca da fundição e da forja exporta mais de 70% da sua produção, com mais de 50% destinada aos mercados europeus, o que reforça o seu papel vital no mercado global.
No entanto, o setor enfrenta desafios multifacetados, incluindo os conflitos em curso, como a guerra Rússia-Ucrânia e o conflito Israel-Palestina, que criam incertezas tanto na frente internacional como na interna. Além dos desafios geopolíticos e da inflação elevada, há que ter em conta a flutuação do valor das moedas e o recente aumento dos preços da energia. Este último, em particular, representa um grande desafio devido à natureza intensiva em energia dos processos de fundição e forja. As fundições turcas estão a reagir implementando medidas para melhorar a eficiência energética e explorando fontes de energia sustentáveis para mitigar o impacto do aumento dos custos.
Çetin Tecdelioğlu, presidente da Associação de Exportadores de Metais Ferrosos e Não Ferrosos de Istambul (İDDMİB), explica: “a Alemanha é um dos principais produtores da Europa, e não só tem uma grande capacidade industrial dentro de suas fronteiras, mas também mantém fortes conexões globais. A localização estratégica da CastForge oferece oportunidades inigualáveis para ‘forjar’ relações comerciais, aproveitando a força do ambiente industrial da Alemanha e suas extensas ligações no cenário global. A nossa colaboração com a Messe Stuttgart tem sido forte, e estou firmemente convencido de que iremos reforçar ainda mais esta parceria. Este ano, preparamo-nos para participar na feira com um stand de cerca de 300 m², e estou otimista de que em 2026 a nossa presença se expandirá ainda mais com um pavilhão maior.”
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa