Atlas Copco Rental: ar comprimido
Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Edição deste ano conta com mais de 400 expositores

CastForge continua a crescer e regista número recorde de inscrições

09/04/2024

O mercado das peças fundidas e forjadas evolui de forma dinâmica e as empresas que nele atuam são constantemente confrontadas com novos desafios. Mas, também com novas oportunidades, como é o caso da crescente procura de peças de alta qualidade. E é exatamente aqui que a CastForge entra em jogo. A edição deste ano da principal feira sobre fundição e forja de metais realiza-se de 4 a 6 de junho em Estugarda e, para além de fundições e fábricas de forja, a feira conta também com um grande número de processadores entre os expositores.

A empresa EMB Zerspanungstechnik GmbH vai expor pela primeira vez na CastForge. Steffen Dittmann, diretor de vendas da empresa, fez os seguintes comentários em relação à situação do mercado: "As condições actuais da indústria de fundição podem ser consideradas críticas. Os elevados custos energéticos e as novas regulamentações governamentais, por exemplo, o aumento dos preços do CO2, estão a conduzir a uma menor procura. Os clientes finais estão, por isso, a utilizar cada vez mais benchmarks para comparar fundições e processos de trabalho a jusante, por exemplo, o processamento mecânico. As fundições que investiram continuamente nas suas máquinas e se concentraram na automatização nos últimos anos têm vantagens neste domínio. Se uma fundição e um processador cooperarem como uma equipa poderosa e bem coordenada, os clientes finais beneficiam desta parceria."

A SurfaceTechnology Germany realizar-se-á em simultâneo com a CastForge na Messe Stuttgart. Foto: Landesmesse Stuttgart GmbH...
A SurfaceTechnology Germany realizar-se-á em simultâneo com a CastForge na Messe Stuttgart. Foto: Landesmesse Stuttgart GmbH.

Mais de 400 empresas já se registaram, incluindo um grande número de transformadores

Mais de 400 empresas já se inscreveram na CastForge 2024 com o objetivo de cultivar e estabelecer relações comerciais. Entre estas empresas encontra-se um grande número de processadores que oferecem soluções personalizadas. A Hennig GmbH é uma delas. “Somos uma empresa especializada em corte de metais e estaremos presentes na CastForge pela segunda vez. Os problemas de abastecimento a nível mundial com rotas de transporte dispendiosas e demoradas estão a afetar negativamente muitos compradores. Podemos atuar aqui como um parceiro ideal para fundições, fábricas de forja, OEMs e clientes finais. Para além do tradicional corte de metal, realizamos processos como mandrilagem de perfis, endurecimento indutivo e gravação a laser. A CastForge irá permitir-nos não só fortalecer a relação com os nossos clientes, mas também descobrir novos parceiros-alvo para o nosso aprovisionamento. Os compradores que procuram um processador de peças maquinadas complexas para as suas peças em bruto encontraram em nós o parceiro certo”, afirma Claudius Hennig, diretor-geral da Hennig.

Mais de 400 empresas, incluindo um grande número de transformadores, registaram-se na CastForge. Foto: Landesmesse Stuttgart GmbH...
Mais de 400 empresas, incluindo um grande número de transformadores, registaram-se na CastForge. Foto: Landesmesse Stuttgart GmbH.

A participação na CastForge será uma estreia para a Tallag Saalfeld GmbH. Com mais de 550 trabalhadores, a empresa é especializada na produção de componentes e conjuntos de sistemas altamente complexos. Estes são uma parte elementar das cadeias de valor acrescentado dos seus clientes. “Não somos fazedores de milagres, mas somos convincentes no que respeita à precisão e à qualidade. A CastForge é uma oportunidade para apresentarmos a nossa carteira de serviços no domínio do processamento mecânico. Esta plataforma permite-nos estabelecer novos contactos e reforçar a cooperação com os parceiros existentes. Estaremos presentes na feira com uma equipa de vendas, tecnologia e compras para nos posicionarmos como um fornecedor de sistemas fiável para a indústria automóvel e outras indústrias”, afirma Thomas Ose, key account manager da Tallag.

Claudius Hennig, diretor-geral da Hennig GmbH. Foto: Hennig GmbH
Claudius Hennig, diretor-geral da Hennig GmbH. Foto: Hennig GmbH.

A perspetiva internacional da Turquia

De acordo com a Organização Mundial de Fundição (WFO), a Turquia ocupa o segundo lugar no mercado europeu da fundição e o sétimo a nível mundial, com uma produção total superior a 3 milhões de toneladas. E está preparada para um maior crescimento, posicionando o país como um potencial líder na produção europeia. A indústria turca da fundição e da forja exporta mais de 70% da sua produção, com mais de 50% destinada aos mercados europeus, o que reforça o seu papel vital no mercado global.

No entanto, o setor enfrenta desafios multifacetados, incluindo os conflitos em curso, como a guerra Rússia-Ucrânia e o conflito Israel-Palestina, que criam incertezas tanto na frente internacional como na interna. Além dos desafios geopolíticos e da inflação elevada, há que ter em conta a flutuação do valor das moedas e o recente aumento dos preços da energia. Este último, em particular, representa um grande desafio devido à natureza intensiva em energia dos processos de fundição e forja. As fundições turcas estão a reagir implementando medidas para melhorar a eficiência energética e explorando fontes de energia sustentáveis para mitigar o impacto do aumento dos custos.

Steffen Dittmann, diretor de Vendas da EMB. Foto: EMB Zerspanungstechnik GmbH
Steffen Dittmann, diretor de Vendas da EMB. Foto: EMB Zerspanungstechnik GmbH.

Çetin Tecdelioğlu, presidente da Associação de Exportadores de Metais Ferrosos e Não Ferrosos de Istambul (İDDMİB), explica: “a Alemanha é um dos principais produtores da Europa, e não só tem uma grande capacidade industrial dentro de suas fronteiras, mas também mantém fortes conexões globais. A localização estratégica da CastForge oferece oportunidades inigualáveis para ‘forjar’ relações comerciais, aproveitando a força do ambiente industrial da Alemanha e suas extensas ligações no cenário global. A nossa colaboração com a Messe Stuttgart tem sido forte, e estou firmemente convencido de que iremos reforçar ainda mais esta parceria. Este ano, preparamo-nos para participar na feira com um stand de cerca de 300 m², e estou otimista de que em 2026 a nossa presença se expandirá ainda mais com um pavilhão maior.”

Çetin Tecdelioglu, presidente do Conselho de Administração da Associação de Exportadores de Metais Ferrosos e Não Ferrosos de Istambul (iDDMi)...
Çetin Tecdelioglu, presidente do Conselho de Administração da Associação de Exportadores de Metais Ferrosos e Não Ferrosos de Istambul (iDDMi). Foto: iDDMi

REVISTAS

norelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    22/05/2024

  • Newsletter InterMetal

    15/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial