A Bosch Rexroth e a Repsol anunciaram o início da sua colaboração para apoiar as empresas no desenvolvimento de soluções que não só melhorem a eficiência energética, mas também aumentem a competitividade e contribuam para a proteção do ambiente.
Segundo explicam as duas organizações em comunicado, o objetivo do projeto é "apoiar conjuntamente as empresas do setor industrial no desenvolvimento de soluções personalizadas e inovadoras, bem como na gestão dos subsídios destinados à sua implementação”. Desta forma, pretendem promover o progresso e a competitividade do setor industrial.
Assim, a Bosch Rexroth oferece às empresas a sua experiência no desenvolvimento de produtos e soluções completas com o objetivo de alcançar a eficiência energética e a sustentabilidade. Para o efeito, a empresa realiza:
Além disso, a empresa explicou que “a Bosch Rexroth oferece um serviço completo, para além da implementação de soluções eficientes. A sua abordagem inclui aconselhamento e apoio técnico com o objetivo de permitir o máximo desempenho e durabilidade das soluções adotadas. Para além disso, a empresa oferece tecnologias de ponta que não só aumentam a eficiência energética, como também contribuem para a preservação do ambiente”.
“Facilitar o caminho para a eficiência torna-se essencial quando se investe na modernização das máquinas. Evitar os obstáculos burocráticos e tornar o investimento mais rentável são aspetos fundamentais. Com a gestão especializada dos apoios recebidos pela Repsol, o sucesso deste processo está garantido”, afirmam fontes de ambas as empresas. Neste processo, a equipa da Repsol realiza as seguintes etapas:
A Borgwarner, uma empresa especializada em soluções de mobilidade, mostra-nos um exemplo das soluções personalizadas fornecidas pela Rexroth. De acordo com a Bosch, a empresa conseguiu uma poupança de energia de 65%. A eliminação das antigas unidades de potência hidráulica libertou mais de 90 por cento do espaço de produção, ao mesmo tempo que reduziu o ruído para menos de 70 dB, mesmo após a remoção dos painéis de proteção acústica. “Esta otimização melhorou significativamente a disposição e a eficiência no ambiente operacional da empresa”, pode ler-se no comunicado de imprensa.
Ao mesmo tempo, com a implementação da CytroBox, a maquinaria da Borgwarner atingiu um funcionamento contínuo, eliminando surpresas inesperadas e assegurando uma produção ininterrupta. Além disso, a otimização térmica e acústica reduziu a temperatura do óleo em 20 graus. Com essas conquistas, a Borgwarner não apenas melhorou a eficiência operacional, mas também enfatizou seu compromisso com a sustentabilidade ambiental. Este sucesso traduz-se num retorno do investimento ao fim de um ano, demonstrando a relação custo-eficácia e a eficiência das soluções Bosch Rexroth.
intermetal.pt
InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa