Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa
Tube 2024

Mazak revoluciona o corte de tubo

20/03/2024

A Yamazaki Mazak vai apresentar na feira Tube 2024 a máquina de processamento de tubo a laser FT-150 Fiber, concebida para o corte a alta velocidade de tubos de pequeno e médio diâmetro. A máquina é controlada por um novo CNC, que estará, pela primeira vez, em exibição na Europa.

A FT-150 Fiber pode cortar tubos redondos, quadrados e retangulares com diâmetros até 152,4 mm - dimensões tipicamente utilizadas nas indústrias da construção, mobiliário e arquitetura, bem como em estruturas de carroçarias de veículos.

A máquina é controlada pelo SmoothTube, um CNC com uma nova Interface Gráfica de Utilizador que torna a utilização do controlo simples e intuitiva, bem como uma nova Interface Homem-Máquina que apresenta uma série de vantagens para o operador, incluindo uma programação e um agendamento fáceis da produção. Graças ao monitor duplo, é possível executar várias aplicações em simultâneo, como o estado da produção e as condições de corte. O grande ecrã de 21,5 polegadas em ambos os monitores permite verificar o estado da máquina com o toque de um dedo.

A Mazak irá expor a FT-150 FIBER na Tube 2024
A Mazak irá expor a FT-150 FIBER na Tube 2024.

A FT-150 Fiber pode cortar uma grande variedade de materiais, tais como aço macio, aço inoxidável, cobre, latão e alumínio, e pode efetuar vários processos, incluindo corte, roscagem e perfuração térmica.

A máquina maximiza a produtividade ao reduzir a necessidade de processos secundários, tais como puncionamento, rebarbagem e perfuração.

O design da máquina inclui características essenciais para proporcionar um corte preciso e de alta qualidade. Estas incluem unidades de suporte para materiais de peças compridas para evitar a sua queda durante o corte, uma cabeça de laser inclinada que permite um corte em bisel altamente preciso e uma proteção interna contra salpicos que evita a queima da superfície interna da peça. Existem também opções para um fuso de ferramenta rotativa para furos de rosca e perfuração térmica.

A FT-150 Fiber está equipada com funções automáticas, incluindo a calibração automática do perfil e a limpeza do bocal para aumentar ainda mais a produtividade. As características de segurança do operador foram uma grande prioridade durante a conceção da máquina, que possui uma cobertura totalmente fechada que protege a área de corte e a área interna de carga e descarga.

A máquina de processamento a laser está disponível em quatro opções diferentes, cada uma com um ressonador de 3,0 kW, que pode ser especificado dependendo do comprimento do material da peça a ser maquinada, de 6.500 mm até 8.000 mm.

A Mazak irá também apresentar pela primeira vez na Europa o novo software CAD/CAM, Tube DX, desenvolvido para tornar as operações de programação e importação de desenhos simples e rápidas. Integra todas as etapas do processo de programação, desde a importação de CAD até à gestão das ordens de fabrico, passando pela colocação automática dos tubos e a criação de trajetórias.

O novo CNC SmoothTube da Mazak fará a estreia europeia na Tube 2024
O novo CNC SmoothTube da Mazak fará a estreia europeia na Tube 2024.

Destaque ainda para o Mazak iConnect, um novo serviço digital para os atuais clientes Mazak que inclui serviços gratuitos como o acesso a manuais e e-learning, juntamente com um serviço de subscrição Machine-2-Mazak (M2M). O serviço M2M permite uma maior monitorização da máquina, estratégias de manutenção proactiva - incluindo suporte remoto para detetar problemas - otimização remota dos processos de maquinação com maior tempo de atividade e acesso a aplicações Mazak, engenheiros de projeto e operadores de serviço.

Gaetano Lo Guzzo, diretor de Laser Business Europe da Yamazaki Mazak, afirmou: "A FT-150 Fiber, com o nosso novo CNC especializado em tubo é o produto da dedicação da Mazak ao desenvolvimento de máquinas laser excecionais que utilizam a mais recente tecnologia e funções inteligentes para impulsionar a velocidade, a precisão e, em última análise, a rentabilidade”.

De acordo com o responsável, o novo SmoothTube CNC “é um passo em frente para o corte de tubo com uma interface de operador excecional, fácil de programar e com toda a informação relevante da máquina rapidamente disponível”.

REVISTAS

Siga-nosnorelemWalter Tools Ibérica, S.A.U.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter InterMetal

    10/04/2024

  • Newsletter InterMetal

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

intermetal.pt

InterMETAL - Informação profissional para a indústria metalomecânica portuguesa

Estatuto Editorial